Por Amina Costa / Jornal de Fato
A partir da próxima segunda-feira, 26, o Ambulatório do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia será o espaço utilizado para a realização da triagem dos pacientes com fissura labiopalatina que se inscreveram para participar da 8ª edição da Operação Sorriso em Mossoró. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 28, no local.
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, que realiza atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissura labial e fenda palatina. A ação humanitária chega a Mossoró com o apoio de empresas nacionais e também de órgãos e instituições públicas e privadas da cidade, como é o caso do Governo do RN, Prefeitura de Mossoró, Albergue de Mossoró e também do Hospital Wilson Rosado.
A 8ª edição da ação humanitária será especial, pois ela será a primeira edição realizada no Brasil que será liderada por mulheres. A iniciativa faz parte do programa "Mulheres na Medicina", no qual serão reunidas mais de 50 profissionais de saúde, todas mulheres, que vão liderar a ação. O programa simboliza o fortalecimento da presença feminina na medicina e o poder transformador da liderança das mulheres na saúde pública.
A escolha do Hospital da Mulher como sede do programa cirúrgico é carregada de significado. O espaço, já dedicado à saúde feminina, agora será o cenário de uma iniciativa que une cuidado, empoderamento e formação de lideranças, mostrando que as mulheres não apenas transformam vidas por meio da medicina, mas também moldam o futuro do setor.
Além das cirurgias, o programa contará com uma série de palestras e atividades educativas abordando temas como o papel da mulher na medicina, avanços em nutrição, pesquisa científica liderada por mulheres e cuidados integrais.
Durante toda a semana, pacientes de várias de cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Alagoas e Pernambuco estarão participando da ação. Assim como ocorreu nas últimas sete edições da Operação Sorriso, o Albergue de Mossoró Edson Oliveira (Albem) garantirá o alojamento dos pacientes e dos seus acompanhantes que moram em outras cidades.
A expectativa da instituição é que cerca de 120 pessoas fiquem alojadas no Albem durante os próximos dias. Além dos pacientes e acompanhantes da Operação Sorriso, o Albergue de Mossoró manterá o seu funcionamento, acolhendo os acompanhantes de pacientes que estão internados nos hospitais de Mossoró. “Nós vamos manter o nosso funcionamento normal. Vamos acolher os acompanhantes, vamos abrir o Brechó e a Lojinha. Vamos funcionar normalmente todos os dias”, informou Elizabeth Duarte, membro da diretoria do Albem.
Uern disponibilizará intérpretes para atuar durante a Operação Sorriso
Profissionais de saúde de 10 países estarão envolvidos na 8ª edição da Operação Sorriso, que acontece a partir da próxima segunda-feira, 26, em Mossoró. Atuando como parceira da ação humanitária, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará intérpretes que realizarão a conexão entre os profissionais brasileiros e estrangeiros.
“A Uern está participando como parceira tanto na parte estrutural da parte formativa como também por meio dos alunos do Departamento de Línguas Estrangeiras, da Fasso, FACS, Faen e dos cursos de enfermagem dos campi de Caicó e Pau dos Ferros. Eles vão atuar como voluntários, observadores externos e intérpretes”, explicou Renata Janice, que coordena a gestão acadêmica do Hospital da Mulher pela Uern.
A ação humanitária atenderá cerca de 40 pacientes com fissura labiopalatina e contará com um cronograma que inclui triagem (dia 26), atividades formativas (dia 27) e cirurgias (de 28 a 31 de maio). A Operação Sorriso é uma organização sem fins lucrativos que depende integralmente de doações para continuar oferecendo atendimentos gratuitos.
Tags: