O Sebrae no Rio Grande do Norte realizou em Mossoró o Kick off Solar, evento que marca o início de uma série de ações previstas pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis para o município e região. A iniciativa visa impulsionar os pequenos negócios do setor de energia solar, por meio de soluções estruturadas para melhorar a gestão e elevar a competitividade das empresas locais.
O Kick off Solar conta com metodologia diferenciada, na qual os empresários participantes apresentam demandas e principais gargalos do setor. As informações servirão de base para aplicação da Trilha Solar, solução desenvolvida pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis que contempla capacitação e mentoria nas áreas de marketing e vendas; pessoas e lideranças; planejamento e operações, além do setor financeiro e fiscal.
Conforme Rodrigo Taveira, gestor do Projeto Setorial de Energias do Sebrae-RN, a ideia é, a partir da Trilha Solar e de outras soluções, apontar alternativas para fortalecimento dos pequenos negócios do setor de energia solar na região.
“Entender os desafios e problemas mais urgentes do setor é o primeiro passo para podermos tratá-los de forma estruturada, coletiva e assertiva. Esse posicionamento, a partir da adoção de ações estratégicas, impulsionará os pequenos negócios do setor, que têm grande potencial de crescimento”, frisa.
Um dos participantes do evento, o empresário Danilo Soares, da Solar Engenharia, empresa sediada em Apodi, está otimista com os resultados que poderá alcançar em seu negócio com a adesão às soluções apresentadas pelo Sebrae RN no Kick off Solar.
“Nesse ano a procura pelo serviço aumentou e precisamos estar preparados para atender nossos clientes e fortalecer nossa empresa no mercado, e a partir desses eventos do Sebrae conseguimos enxergar soluções para nossa empresa e fazer nosso negócio crescer. A gente já tinha interesse em participar da Trilha Solar e agora, mais perto de casa, vai facilitar muito”, afirma.
RN é destaque no setor de energia solar
No Brasil, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais cresce no setor de energia solar distribuída, produzida a partir de painéis solares instalados em telhados de casas ou empresas. Em 2024, o segmento apresentou um avanço de 52,5%, superando as médias nacional (33,4%) e regional (36,1%).
O estado alcançou a marca de 86.073 sistemas conectados à rede, com destaque para os 29.651 sistemas instalados apenas no último ano — o maior volume anual já registrado — e investimentos que ultrapassaram R$ 550 milhões. A potência instalada atingiu 800 MWp em dezembro de 2024, segundo o relatório “Evolução da Energia Solar Distribuída no RN – 2013 a Dez 2024”, elaborado pelo Observatório da Energia Solar com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Outras soluções
O Sebrae-RN aposta no potencial da região e trabalha para melhorar a gestão dos negócios, elevar a performance no mercado e preparar as empresas locais para aproveitar ainda mais as oportunidades do setor, em franca expansão.
Para isso, a Trilha Solar é apenas uma das diversas soluções desenvolvidas pelo Sebrae-RN. Além dela, o projeto inclui missões empresariais, acesso a mercados, consultorias especializadas de gestão, entre outras ações voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios local.
Fonte: Agência Sebrae-RN
Tags: