Por Edinaldo Moreno / Jornal de Fato
O Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, realiza hoje (10), o dia “D” de vacinação contra a gripe no Brasil. Em Mossoró, serão disponibilizados pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 11 locais de vacinação contra a Influenza. A estratégia visa intensificar a vacinação e alcançar a meta da campanha.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estarão abertas são: Luiz Escolástico (Santa Delmira); Conchita Ciarlini (Abolição II); Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré); Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel); Chico Porto (Ouro Negro); Dr. Chico Costa (Santo Antônio); Raimundo Renê (Boa Vista); Edgard Burlamaqui - Centro Clínico Evangélico (Centro); Dr. Antônio Soares Júnior (Bom Jesus); Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos); Raimundo Nonato da Silva - CAIC (Belo Horizonte). Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 12h.
Nesta semana, o município recebeu lote de 25 mil doses de vacinas. O imunizante chega ao município para reforçar o estoque nas Unidades Básicas de Saúde. A vacina disponível na rede pública é trivalente, totalmente gratuita e garante proteção contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.
"O objetivo deste dia é justamente chamar aqueles que fazem parte dos grupos prioritários contra a Influenza a estarem se vacinando, protegendo-se contra esse agravo. É perceptível que em todo o país ocorre um aumento das síndromes respiratórias agudas graves e se nós temos a vacina, a forma mais eficaz de combater um desses agravos é através da vacinação. A gente percebe que dentre aqueles que fazem parte dos grupos prioritários, principalmente crianças de seis meses a menor de seis anos, gestantes e idosos são mais susceptíveis e podem evoluir com complicações. Diante disso, a gente convoca esses grupos prioritários a comparecer em um dos locais de vacinação com a sua comprovação que pertencem a esses grupos para estar recebendo aí sua vacina", destacou Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.
De acordo com a plataforma RN+ Vacina, a cobertura vacinal na segunda maior cidade do estado é de pouco mais de 19% (19,28%) até o encerramento desta reportagem. Em números gerais, eram 12.528 pessoas imunizadas. O percentual corresponde à soma das pessoas que receberam a vacina dentro dos grupos prioritários, abarcando crianças (1ª Dose + Dose Única), bem como gestantes e idosos com 60 anos ou mais (Dose Única).
O monitor aponta que o público-alvo em Mossoró é de 64.977 pessoas. O percentual de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) estava em 10,36%. Já a cobertura vacinal de idosos com 60 anos ou mais encontrava-se em 23,38%, enquanto que a porcentagem de grávidas imunizadas contra a gripe era de 32,77%.
"O 'Dia D' é uma oportunidade de as pessoas procurarem as unidades básicas de saúde, num dia diferente do habitual, que é de segunda a sexta. No sábado, as equipes estarão disponíveis exclusivamente para vacinar. Então, pegue o cartão de vacina, o documento oficial com foto, pegue o seu comprovante que pertence a esses grupos prioritários e tome sua vacina da Influenza. Além deles, os demais podem estar atualizando também sua situação vacinal contra os demais agravos".
RIO GRANDE DO NORTE
O Rio Grande do Norte participará do Dia D para imunização com ações em municípios de todas as regiões do estado. O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a plataforma RN+ Vacina indicava que 19,71% do grupo prioritário, que engloba 845 mil pessoas no RN, já tinha se vacinado.
A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a prevenção através da vacina é essencial para a proteção da população, pois neste momento, segundo os dados do sistema Regula RN, as doenças do aparelho respiratório são a segunda causa de internação nos leitos do SUS no estado.
Iniciada em 7 de abril, neste momento a campanha está focada nos grupos prioritários. As pessoas que fazem parte destes grupos devem procurar o posto de vacinação mais próximo para ter acesso ao imunizante, seja nesse Dia D ou em qualquer outro momento. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização é gratuita e é recomendada para mais de 20 grupos prioritários:
O público-alvo da campanha é composto por Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas; Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas; Trabalhadores dos Correios; Trabalhadores portuários; Povos indígenas e quilombolas; Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento; Pessoas em situação de rua; População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes em todo o país. No Rio Grande do Norte, foram distribuídas 796 mil doses e a expectativa é imunizar 1,4 milhão de pessoas.
LOCAIS DE VACINAÇÃO:
UBS Luiz Escolástico (Santa Delmira);
UBS Conchita Ciarlini (Abolição II);
UBS ?Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré);
UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel);
UBS Chico Porto (Ouro Negro);
UBS ?Dr. Chico Costa (Santo Antônio);
UBS ?Raimundo Renê (Boa Vista);
UBS Edgard Burlamaqui - Centro Clínico Evangélico (Centro);
UBS Dr. Antônio Soares Júnior (Bom Jesus);
UBS ? Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos);
UBS Raimundo Nonato da Silva - CAIC (Belo Horizonte)
Tags: