Quarta-Feira, 30 de abril de 2025

Postado às 17h15 | 29 Abr 2025 | redação Programa Compra Direta distrbuirá quatro toneladas de produtos em Mossoró

Crédito da foto: Walmir Alves (SECOM/PMM) Produtos da agricultura familiar em Mossoró

Por Edinaldo Moreno *

A primeira entrega da etapa de 2025 do programa “Compra Direta” iniciou nesta terça-feira (29). Nesta primeira semana mais de quatro toneladas serão distribuídas para equipamentos sociais vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e instituições socioassistenciais. Esta etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) distribuirá 4.349 quilos.

O programa é executado, em parceria, por estados, municípios e o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) é responsável pela operacionalização do programa no Rio Grande do Norte.

 No município de Mossoró, o programa é executado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com o Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura e com os (as) agricultores(as) familiares.

“Nesta etapa estão sendo investidos 90 mil reais adquiridos de 40 famílias de agricultores familiares e esses alimentos são doados na forma de alimentação preparada para cerca de 2.800 famílias que são cadastradas nesses equipamentos governamentais e não governamentais. Nesta etapa estamos recebendo 14,8 toneladas de alimentos, dentre eles 25 itens diferentes todos da agricultura familiar”, explicou Alexandre Dantas, analista de extensão rural da Emater.

Titular da Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira acompanhou a entrega dos alimentos na Central de Distribuição e destacou a importância do programa para a agricultura familiar no município.

“São mais de 15 mil quilos adquiridos dos agricultores de Mossoró e doados para entidades sociais do município, instituições filantrópicas. O programa é uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal. Desta forma, conseguir que o nosso agricultor tenha maior eficiência e consiga escoar seus produtos com preço justo e produtos de qualidade”.

Marwyla Gomes, gerente de Proteção Social Básica, esteve representando a Secretaria de Assistência Social e também ressaltou o trabalho realizado neste momento e levar produtos de qualidade para os diversos equipamentos sociais governamentais e não governamentais no município. Estão sendo contempladas três unidades de proteção social e mais quatro de acolhimento institucional, além de 10 famílias indígenas “Desde o ano passado que nós estamos com essa parceria com a Secretaria de Agricultura, governo federal e estadual na execução do programa de aquisição de alimentos. As nossas unidades socioassistenciais vão receber esses produtos para proporcionar uma somatória dentro do conjunto do que já é ofertado nutricionalmente no nosso serviço de convivência e das unidades de acolhimento institucional”.

Os produtos comercializados por 40 famílias de agricultores familiares contempladas são entregues na Central de Recebimento e Distribuição, no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Barrocas (CRAS Barrocas) e distribuídos para os equipamentos sociais.

A agricultora Maria José, do Projeto Assentamento Favela, e Antônia Diana, do PA São Romão, destacaram a importância da iniciativa para os pequenos agricultores rurais de Mossoró.

“Nós produzimos produtos de qualidade e a ajuda que vem através deste programa é de grande valia. Ele nos estimula a continuar produzindo porque sabemos que quem trabalha no campo precisa deste retorno financeiro. E o mais importante para a gente é que esse programa não tem o atravessador. Ele é do produtor para o consumidor”, disse Maria José que comercializou hortaliças e polpa de frutas.

“Um programa como esse ajuda os agricultores porque sabemos que a quem vamos comercializar e num preço justo é de suma importância para nós agricultores e agricultoras”, disse a agricultora do São Romão que comercializou melão, banana, polpa de fruta, macaxeira e batata.

A primeira etapa do Compra Direta neste semestre ocorrerá nas próximas duas terças-feiras (dias 6 e 13 de maio).

* Secom - PMM

Tags:

Compra Direta
agricultura
Mossoró

voltar