Sábado, 03 de maio de 2025

Postado às 11h00 | 03 Mai 2025 | redação Novo livro de Márcio Morais narra histórias reais de mulheres envolvidas com o crime

Crédito da foto: Reprodução Márcio Morais: “Estou com o coração vibrando por ter tido meu projeto aprovado. Sou um escritor inde

Por Fábio Vale - Jornal de Fato

Transportar para páginas de um livro histórias de vida de mulheres que passam ou passaram pela experiência de viver dentro de celas do sistema prisional. Esse é o roteiro principal de uma nova obra que está sendo produzida pelo jornalista e escritor potiguar Márcio Morais.

“Ecos do Cárcere”. Esse é o nome do novo livro que será lançado por Márcio Morais, que também é policial penal do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Em conversa com a reportagem do Jornal DE FATO, ele falou sobre essa nova obra. Márcio lembrou, inicialmente, que já lançou quatro livros em série dentro da temática do sistema prisional.

Foi a série intitulada de “Por Trás das Grades”, que inclui o último livro, que foi o volume 4, lançado no mês passado. Sobre a obra “Ecos do Cárcere”, Márcio contou como surgiu a ideia de produzir esse livro. “Vendo que pouco se fala na questão da mulher encarcerada, eu resolvi lançar esse livro”, disse ele, chamando a atenção para a quantidade de internos e também de internas do sistema carcerário estadual.

“Atualmente, no estado, temos 13.463 internos, sendo que 901 são mulheres. Então, a gente vê que o número de mulheres que tem se envolvido com o mundo do crime é grande. Quase mil mulheres. Isso, presas; fora as que morreram, fora as que ainda não foram presas”.

Autor diz que livro visa alertar a juventude sobre o mundo do crime

Márcio também pontuou acerca da finalidade do livro. “Então, assim, o objetivo desse livro, a exemplo do Por Trás das Grades, é de alertar a juventude sobre a questão do crime, da prisão, que não tem futuro. Porque quem se envolve com o crime tem dois caminhos: prisão e morte. Não vejo ninguém se aposentar no mundo do crime”, ressaltou ele, em tom de alerta.

“Além disso, o objetivo maior do livro é mostrar que existe um número muito grande de mulheres envolvidas com o mundo crime e também lançar luz sobre como é a vida delas”, acrescentou, chamando a atenção para uma ideia equivocada que ainda existe que crimes só podem ser cometidos por homens. Márcio adianta que a produção do livro já vem ouvindo mulheres presas e ex-detentas que ‘entraram de corpo e alma no crime’, e que mataram pais, irmãos.

Márcio Morais revelou também que depois que o livro for lançado, vai realizar uma ação em escolas, com palestras com a participação de duas ex-detentas. “Vou visitar escolas das principais cidades da região, como Mossoró, Areia Branca, Apodi, Pau dos Ferros, Alexandria, Umarizal, Caraúbas, e fazer palestras nas escolas, junto com as ex-internas para que elas falem para os jovens, principalmente, meninas, sobre as consequências de se envolver com o mundo do crime”.

 

Livro deve ser lançado em três meses

O jornalista e escritor Márcio Morais informou que a previsão de lançamento do livro “Ecos do Cárcere” é dentro dos próximos 90 dias. “Eu ainda vou fazer reuniões. Vou conversar com quem está dentro do cárcere, com quem já está fora. Mas que, de uma forma ou de outra, teve envolvimento com o mundo do crime”.

Márcio disse que as entrevistas também buscarão ouvir as dificuldades enfrentadas pelas mulheres depois de ganharem liberdade e saírem das cadeias. “A gente vai ouvir quem está fora do cárcere, sobre as barreiras que encontram fora das grades. Porque, muitas vezes, a sociedade cobra, mas não dá oportunidade. Todo mundo tem direito de errar e de buscar a recuperação, a reparação do dano”, afirmou ele.

O jornalista e escritor acrescentou que o livro abordará ainda o porquê dessas mulheres terem entrado no mundo do crime. “Vamos buscar mostrar toda a trajetória dessas internas e ex-internas. Desde a juventude, a passagem pela prisão e a liberdade”, explicou.

 

Projeto do livro foi contemplado com recursos de edital público

O jornalista e escritor Márcio Morais disse estar muito feliz com a produção deste novo livro Ecos do Cárcere. “Estou com o coração vibrando por ter tido meu projeto aprovado. Sou um escritor independente que já coloquei quatro livros no mercado literário”.

A obra sobre mulheres do cárcere teve o projeto editorial contemplado no Edital de Fomento do Livro, Leitura e Literatura 13/2024, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), plenamente homologado pelas fases de mérito cultural e de habilitação.

Márcio frisa que Ecos do Cárcere vai revelar histórias reais de mulheres envolvidas com o crime, a partir de pesquisa em presídios do RN. O jornalista e escritor potiguar contará com recursos do Edital de Fomento ao Livro, Leitura e Literatura, para produzir o livro. A obra vai documentar histórias reais de mulheres do cárcere no estado, que trocaram a liberdade pela vida no crime.

‘Quero mostrar os caminhos sem volta e evitar que outras jovens sigam esse destino’, diz autor

“Já acompanho essa realidade há anos como repórter, escritor e policial penal. Agora, vou poder aprofundar e transformar essas vivências em livro, dando voz a personagens reais que precisam contar suas histórias de vida”, destacou Morais, que tem mais de 15 anos de atuação no sistema prisional do estado.

Segundo o autor, o livro será uma ferramenta de reflexão e conscientização. “Muitas mulheres entram no crime por necessidade, abandono ou coerção. Quero mostrar os caminhos sem volta e, quem sabe, evitar que outras jovens sigam esse destino”, explicou.

A editora Unilivreira, que se destaca por atuação no segmento de Literatura do Cárcere, e publicou livros referenciais como "A Escolha Errada" e "De Tambaba a Prisão", deverá produzir este novo livro.

 

Escritor acumula neste ano lançamentos de três livros

O jornalista e escritor potiguar Márcio Morais acumula neste ano lançamentos de três livros: o volume 4 do Por Trás das Grades, o Ecos do Cárcere e o livro sobre o assaltante Pedro Rocha, que também foi tema de reportagem recente do Jornal DE FATO.

Márcio Morais é autor da série Por Trás das Grades, que já conta com quatro volumes, sendo o mais recente lançado neste mês de abril. Ele também trabalha em uma obra sobre a trajetória criminosa do ex-assaltante de bancos Pedro Rocha Filho.

Tanto o Por Trás das Grades quanto a obra sobre o ex-assaltante de bancos Pedro Rocha já foram assuntos de matérias publicadas pelo Jornal DE FATO, como a reportagem veiculada em fevereiro deste ano acerca do livro que trata da história de Pedro Rocha.

Escritor tem usado rede social para divulgar trechos do livro sobre Pedro Rocha

O jornalista e escritor potiguar Márcio Morais tem utilizado um perfil em uma rede social para divulgar trechos do livro sobre o ex-assaltante de bancos Pedro Rocha. Nesta semana, ele publicou o registro de uma foto do personagem da obra em frente a uma agência bancária, com a legenda “O crime não compensa”.

A postagem relatava que, “em um dia comum no Banco do Brasil de Apodi,
Pedro, tímido, hesitou ao entrar. Era a primeira vez em mais de 40 anos que atravessava a porta de um banco sem a intenção de assaltar. Hoje com 67 anos de idade, longe do mundo do crime, saúde debilitada, naquele momento, ele entrava em uma agência como cidadão comum, sem fuzil, sem touca ninja para esconder o rosto, sem adrenalina que um assalto proporciona; entrou de mãos limpas, cabeça erguida, com o chapéu na cabeça, herdado do seu saudoso pai, Pedro Rocha”.

A publicação continuou: “Ao olhar ao redor, os olhos se encheram de lágrimas: ‘Tanto dinheiro que tirei daqui... e hoje não tenho nada’”. Outra postagem trouxe Pedro Rocha em frente a uma igreja no município de Janduís, terra natal dele. “Longe das manchetes policiais que o consagraram como criminoso, Pedro ressurge aos olhos do povo como filho, amigo e irmão — um homem marcado, mas não esquecido. A narrativa revela o poder do carisma, da memória afetiva e do perdão coletivo”, complementou a legenda, chamando a atenção para o lançamento do livro “Pedro Rocha – A Redenção”, de autoria do jornalista e escritor potiguar Márcio Morais.

Tags:

Márcio Morais
livro
presídio
mulheres

voltar