Terça-Feira, 20 de maio de 2025

Postado às 10h15 | 20 Mai 2025 | redação Doações de leite humano beneficiam mais de 500 recém-nascidos em Mossoró

Crédito da foto: Reprodução Leite materno

 

Por Amina Costa / Jornal de Fato

O leite humano é a melhor fonte de nutrição para os bebês prematuros, fornecendo os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. O Brasil é referência mundial na Doação de Leite Humano e conta com a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo.

Os Bancos de Leite são as unidades responsáveis pela coleta, processamento e distribuição de leite humano aos bebês que se encontram internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, e realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação à população. No Rio Grande do Norte, seis bancos de leite, localizados em Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e Santa Cruz, são responsáveis por coletar e armazenar as doações que são feitas no estado.

Em Mossoró, o banco de leite humano fica localizado no Hospital Regional Parteira Maria Correia e beneficia dezenas de crianças que estão internadas na UTI Pediátrica do município. Com o ponto de coleta localizado na Maternidade Almeida Castro, o banco de leite recebeu a doação de 442 litros de leite humano somente no ano de 2024.

A quantidade doada beneficiou 526 recém-nascidos. Até dezembro do ano passado, Mossoró tinha uma média de 40 doadoras de leite humano mensais ativas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), durante todo o ano de 2024 o banco de leite de Mossoró recebeu leite materno de 249 doadoras.

Em 2024, o número de doações de leite humano foi maior do que o registrado em anos anteriores, em virtude da ampliação de informações sobre o tema. Além das redes sociais e de palestras sobre o tema, o banco de leite de Mossoró contou também com a parceria com o Corpo de Bombeiros, por meio do Programa “Bombeiros Amigos do Peito”.

Por meio desse programa, equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados à Coordenadoria do Banco de Leite fazem a coleta diariamente do leite materno das mães doadoras e levam para o banco de leite. Para os recém-nascidos internados na UTI neonatal e precisam do leite materno, o alimento vai fortalecer o sistema imunológico e reduzir infecções graves.

Um litro de leite doado pode alimentar mais de 10 bebês em um único dia. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na alimentação.

Outra forma de contribuir com a captação de leite humano é por meio da doação de frascos de vidro, com tampa de plástico rosqueável, que podem ser entregues nos Bancos de Leite Humano (BLH) e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH). Para saber mais informações sobre a coleta de leite, as doadoras de Mossoró podem entrar em contato por meio do número (84) 3315-1030 (Maternidade Almeida Castro).

No início de maio, o Ministério da Saúde registrou o balanço de doações referente ao ano de 2024 no Brasil. Foram 245,7 mil litros de leite humano por 193 mil mulheres lactantes, ampliando as chances de recuperação de 219,3 mil bebês prematuros e de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal em todo o país. No Rio Grande do Norte, em 2024, 3.386 lactantes doaram 5.139 litros de leite humano, que beneficiaram 5.842 recém-nascidos.

 

Tags:

Mossoró
leite
bebês
doações

voltar