Sexta-Feira, 16 de maio de 2025

Postado às 09h00 | 16 Mai 2025 | redação Emparn aponta possibilidade de chuvas para Mossoró nos próximos dias

Crédito da foto: Ramon Ribeiro Templo nublado

Por Amina Costa / Jornal de Fato

A previsão meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta que as chuvas em Mossoró devem ocorrer de forma contínua, nos próximos dias. A exemplo do que vem ocorrendo na região Leste e Agreste do estado, as chuvas devem chegar com mais intensidade no interior do Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira, 16.

O mapa da previsão da Emparn aponta que, nesta sexta-feira e no sábado, 17, as chuvas devem ocorrer em todas as regiões do estado. Em Mossoró, a umidade deve ficar acima dos 70%, até o próximo domingo, 18. Com isso, a previsão é de dias nublados com possibilidade de chuvas em alguns momentos do dia.

A Emparn informa ainda que, apesar da intensidade das chuvas ser menor no Oeste do estado, ainda há a possibilidade de ocorrer episódios mais fortes, especialmente nas madrugadas e no início das noites, por conta do incremento do sistema de brisa e das diferenças térmicas entre terra e mar.

“A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais e tomar precauções em áreas com histórico de alagamentos ou deslizamentos. A EMPARN continua monitorando as condições meteorológicas e informando sobre qualquer alteração significativa no quadro climático”, informa a Emparn.

Apesar dos informativos de possibilidade de chuva, a Emparn lembra que os dados são baseados em previsões pluviométricas e que podem ser alterados a qualquer momento. “Os dados apresentados são obtidos a partir de um modelo de previsão meteorológica e, portanto, passíveis de erro”, aponta.

Caso a previsão do tempo se confirme e as chuvas aconteçam com maior frequência em Mossoró, as precipitações deverão chegar a 30 milímetros e o céu deverá apresentar uma nebulosidade que varia entre 40% e 95%.

 

Acumulado de chuvas do mês de maio é 77% menor do que o registrado em 2024

Até esta quinta-feira, 15, os dados pluviométricos disponibilizados pela Emparn registravam um baixo acúmulo de chuvas em Mossoró. Enquanto o pluviômetro da Prefeitura de Mossoró registrou um acumulado de 14,7 milímetros, o pluviômetro da Emparn registrou 13 milímetros durante os 15 primeiros dias de maio.

O dia mais chuvoso foi 9 de maio, com pouco mais de 6 milímetros. A média mensal do acumulado de chuvas do mês de maio está muito abaixo da média acumulada em maio de 2024 que, segundo dados da Emparn, foi de 56,7 milímetros.

Mesmo estando na metade do mês, o acumulado está 77% abaixo do que foi registrado nos 31 dias de maio, em 2024. Até o momento, o acumulado de chuvas deste mês de maio é o menor registrado para este mês, se comparado aos últimos 5 anos.

Tags:

Mossoró
tempo
chuvas
Emparn

voltar