O Hemocentro de Mossoró está fazendo um apelo urgente à população para que compareça ao seu centro de coleta e contribua com a doação de sangue. A unidade, enfrenta um déficit preocupante nos estoques e precisa com urgência de mais doadores regulares.
Atualmente, o Hemocentro coleta, em média, entre 30 e 40 bolsas de sangue por dia, enquanto a saída gira em torno de 80 a 90 bolsas. Essa disparidade tem obrigado a unidade a solicitar reforços de outras regiões para manter o atendimento às demandas da rede hospitalar da cidade e região.
De acordo com a coordenação do Hemocentro, a meta é atingir diariamente cerca de 80 bolsas de sangue aptas para estabilizar os estoques. No entanto, nem todos os voluntários que comparecem estão aptos a doar, pois há um rigoroso processo de triagem. Por isso, estima-se que sejam necessárias aproximadamente 100 pessoas por dia para garantir esse volume.
A assistente social, Micheline Fernandes, pede que à população atenda o chamado com empatia e sensibilidade, comparecendo ao Hemocentro.
“Hoje estamos com alguns tipos sanguíneos em falta. O O positivo, que é o mais comum na população, está com o estoque muito baixo. O A positivo e negativo também, e o O negativo, que é o doador universal, está quase zerado. Estamos perto de um colapso", reforça.
Ela ainda chama atenção para a proximidade do mês de junho, quando Mossoró realiza uma grande festa junina.
“O Mossoró Cidade Junina está chegando, e com ele vem o aumento do turismo, das festividades e, infelizmente, também dos acidentes e das cirurgias de urgência. O uso do álcool se intensifica nesse período, o que eleva ainda mais os riscos. Por isso, já estamos nos preparando para atender essa demanda crescente por sangue. Precisamos garantir que nosso estoque esteja abastecido para salvar vidas durante o mês de junho”, alertou Micheline.
Expediente
O atendimento no Hemocentro, que fica localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados das 7h às 17h.
Quem pode doar?
- Apresentar documento de identificação original com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis);
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
- Não estar usando medicamentos que interfiram na doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter feito cirurgia recentemente;
- Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
- Não ter feito endoscopia nos últimos 6 meses;
- Não estar gripado ou com doenças infecciosas;
- Não ter se exposto a situações de risco, como sexo desprotegido ou uso de drogas.
Tags: