Por Edinaldo Moreno / Jornal de Fato
A Secretaria de Estado da Saúde Pública anunciou a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró. O anúncio foi realizado pela Sesap nesta quarta-feira (14), pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta.
De acordo com a pasta estadual, a expansão foi autorizada pela governadora Fátima Bezerra diante do crescimento exponencial da demanda por UTIs no estado, especialmente em virtude do aumento dos casos de doenças respiratórias, que hoje são a maior causa de internação em leitos da rede pública.
A medida tomada pelo Governo do Estado visa aliviar a pressão por internações na região Oeste do estado, que enfrenta atualmente uma fila de espera de, aproximadamente, 30 pacientes por leitos de UTI.
“A situação que vivemos hoje é de emergência sanitária porque temos o número muito grande de pacientes esperando em fila por leito de UTI. A fila de espera na região Oeste é por volta de 30 leitos, 30 pacientes esperando leitos de UTI”, disse o secretário de Saúde do RN, Alexandre Motta.
A Secretaria Estadual de Saúde explicou que os novos leitos de UTI do Hospital da Mulher funcionarão de forma permanente, sendo agregados aos serviços já existentes na unidade, ampliando a capacidade de atendimento do equipamento que foi inaugurado em dezembro de 2022.
“Tomamos a decisão de abrir os leitos de UTI do Hospital da Mulher, em Mossoró. Temos uma estrutura montada e estamos pactuando com prestadores, através de requisição, para que possam se instalar lá (Hospital da Mulher) equipe médica, equipe de enfermagem, de fisioterapia e pareceristas e garantir que os 10 leitos estejam disponíveis até quarta-feira da semana quem vem”, acrescentou.
As doenças respiratórias são condições que afetam o sistema respiratório, incluindo estruturas como o nariz, a garganta, os brônquios e os pulmões. Algumas das doenças respiratórias mais comuns incluem a gripe, a rinite, a sinusite, a bronquite, a pneumonia, a asma, a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e a tuberculose.
Outros 20 leitos serão abertos em Natal
Além dos 10 leitos anunciados pelo titular da Secretaria de Saúde do RN Alexandre Motta, o Governo do Estado também informou a abertura de 20 leitos, sendo 10 no Hospital Giselda Trigueiro, na capital do estado, além da contratação junto ao Hospital Rio Grande, de outros dez leitos.
Ainda de acordo com informações repassadas pela Sesap, com informações extraídas do Regula RN, o último balanço (manhã de ontem) apontava que 91 pacientes estavam na lista de espera por leito de UTI, com 53 vagas disponíveis.
"Estamos enfrentando um momento crítico, então por isso foi decidido pela abertura desses leitos, já com a contratação autorizada pela governadora para pronta disponibilização de dez UTIs na rede privada e os demais 20 leitos sendo abertos até meados da próxima semana", falou o titular da Sesap.
Alexandre Motta explica por qual razão o estado está com a alta demanda no momento. “É uma questão sazonal. Temos um número elevado de doenças respiratórias que ocorrem neste período e exatamente por isso houve um aumento da demanda e por isso o represamento de pacientes que estão no sistema de regulação e que já deveriam ter sido atendidos em suas demandas”, finalizou.
Tags: