O novo equipamento é localizado no prédio onde funcionou o PROCON estadual.
O Governo do RN investiu mais de R$ 600 mil (exatos R$ 684.737,84) na instalação da Central do Cidadão no bairro da Ribeira. Os recursos foram empregados na reforma do prédio e adaptação para acomodar os serviços. O novo equipamento é localizado no prédio onde funcionou o PROCON estadual.
Na nova unidade serão oferecidos os serviços da Polícia Científica, (emissão de carteira de identidade), emissão de segunda via do RG e atendimento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Judiciária, Detran (carteira de habilitação), Caern e Sistema Nacional de Emprego (Sine). A unidade também conta com sala de acolhimento para atender portadores de TEA.
O RN conta hoje com 30 Centrais do Cidadão distribuídas em Natal, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste e em outros 23 municípios, que receberam investimentos de R$ 52 milhões nos últimos sete anos.
A ampliação das Centrais para levar serviços públicos aos cidadãos continua como ação de Governo. Nesta terça-feira, 22, será inaugurada a unidade no município de Jucurutu, na região Seridó e outras duas serão inauguradas no segundo semestre em Umarizal e Baraúnas.
Os investimentos em prédios próprios para as Centrais do Cidadão proporcionaram economia de R$ 1,3 milhão em alugueis. O Governo do RN também investiu na modernização e sustentabilidade das estruturas de atendimento com destaque para implantação de energia solar – 18 unidades já contam com usinas fotovoltaicas, resultando em significativa redução de custos com energia elétrica; aquisição de equipamentos de informática como computadores, notebooks, impressoras, plastificadores e projetores multimídia; compra de veículos – dois automóveis foram destinados exclusivamente ao apoio logístico do programa.
“A Central do Cidadão é um programa importante que agora chega ao bairro da Ribeira para facilitar a vida das pessoas por que reúne em um só lugar vários serviços de forma burocratizada, ágil e eficiente”, afirmou a governadora Fátima Bezerra no ato de inauguração na manhã desta segunda-feira. A governadora destacou ainda o fato de 22 sedes próprias para as centrais sido construídas, a reabertura da unidade do bairro do Alecrim em Natal, que havia sido fechada.
A coordenadora das Centrais do Cidadão, Magnólia Fonseca, pontuou a importância da manutenção e ampliação das unidades. “Conseguimos manter as centrais em boas condições e até ampliar as unidades de atendimento para prestar serviço e assegurar cidadania e dignidade à população do Estado. Aqui na Ribeira a central vai atender os moradores de vários bairros e ainda contribuir para a revitalização da área”.
As Centrais do Cidadão em Natal funcionam no horário das 8 às 14 horas e no interior das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.
As centrais em funcionamento são:
Tags: