Segunda-Feira, 12 de maio de 2025

Postado às 12h15 | 12 Mai 2025 | Redação RN registra mais de 35 mil doses aplicadas em dia D de vacinação contra gripe

Crédito da foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Os dados são da plataforma RN Mais Vacina

Mais de 35 mil doses de vacinas foram aplicadas durante o último sábado, o Dia D de Vacinação contra a Influenza no Rio Grande do Norte. O quantitativo é 51% maior do que a cobertura alcançada no ano passado. Parnamirim, Natal e Ceará Mirim foram os municípios que mais imunizaram a sua população. Os dados são da plataforma RN Mais Vacina, criada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) durante a pandemia de covid 19 e que se transformou em um das principais ferramentas de controle e logística para  imunizar a população.                        

O Dia D de Vacinação, aqui no Rio Grande do Norte, contou com a articulação da Superintendência do Ministério da Saúde e a parceria do Governo do Estado do RN, secretaria de saúde do estado, as secretarias municipais de saúde, além do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems).

Em Natal a parceria se expandiu também para a secretaria municipal de educação, ofertando locais de vacinação não apenas nos postos de saúde mas em algumas escolas municipais e centros municipais de educação infantil. 

Na avaliação do Superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Jalmir Simões, a articulação entre todos os entes garantiu o sucesso e o aumento do percentual alcançado durante o dia D. Somente em Natal, foram 58 postos de saúde abertos, além dos pontos extras e das unidades de ensino. “Esse dia é histórico, pois pela primeira vez contamos com a participação do estado e da capital neste esforço para imunizar a população”, destacou.

RN Mais Vacina

Os resultados positivos de todo o esforço realizado foram comprovados, minutos depois do encerramento da vacinação, com os relatórios analíticos gerados pelo RN Mais Vacina. Conforme os relatórios, Parnamirim imunizou 3.107 pessoas. Já Natal conseguiu atingir 2.639 e Ceará-Mirim, 1719. Já Mossoró alcançou  784 pessoas.

A exemplo das ações do Dia D, a imunização contra a gripe vem sendo impulsionada pelo trabalho realizado pelas prefeitura e monitoradas por meio do RN Mais Vacinas. De acordo com o pesquisador do LAIS e coordenador da plataforma, Fernando Lucas, o uso da plataforma traz transparência e equidade a todo o processo de vacinação. “As prefeituras estão usando o sistema, facilitando o trabalho de todos que fazem a saúde pública no RN e da população, que tem acesso às informações”. 

Apesar de todos os esforços, apenas 23,26% do público alvo foi alcançado. Em todo o Estado, mais de 800 mil pessoas estão habilitadas a receber o imunizando, fazendo parte dos grupos de risco, englobando crianças de até cinco anos, idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, educação e segurança pública, entre outros.

Entre os grupos prioritários, as gestantes foram as que mais procuraram pelo imunizante, ficando em torno de 40%. Já os idosos, apenas 24,87% já se imunizaram e as crianças 18,41%.

A vacina contra a gripe é gratuita e fundamental para reduzir casos graves da doença e prevenir a sobrecarga nas unidades de saúde dos municípios. Apesar dos avanços, o número de vacinados, considerando o público-alvo previsto, ainda está abaixo do esperado. Por isso, as autoridades de saúde reforçam que a população procure os pontos de vacinação em suas cidades.

Tags:

Rio Grande do Norte
vacina
vacinação
Influenza

voltar