Segunda-Feira, 12 de maio de 2025

Postado às 14h45 | 12 Mai 2025 | redação Novo técnico da seleção brasileira, Ancelotti já fez contatos com Neymar e Casemiro

Crédito da foto: Reprodução Carlo Ancelotti com Vini Jr.

Por Cahê Mota, Joanna de Assis e Raphael Zarko — ge

Correria nas últimas 24 horas, força-tarefa para agilizar as burocracias para assinatura do contrato e “furo” no Real Madrid.

Ednaldo Rodrigues não tinha tempo a perder, e acelerou as tratativas para anunciar Carlo Ancelotti na manhã desta segunda-feira, horas antes da audiência no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que colocaria em risco seu mandato. Tão logo a parte protocolar de contratos foi concluída, o presidente tornou público o acerto com o italiano, que já iniciou os trabalhos para Data Fifa de junho.

O TJ-RJ convocou uma audiência para ouvir o Coronel Nunes e verificar se era falsificada a assinatura dele em acordo do início deste ano. Porém, no início da tarde desta segunda, o advogado do ex-presidente da CBF avisou que ele não poderia comparecer por motivo de saúde. Assim, a audiência foi cancelada. Sem o depoimento do Coronel Nunes, permanece o risco de a Justiça retirar Ednaldo da presidência a qualquer momento.

Anunciar o acerto com Ancelotti era emergencial para o dirigente, que chegou no início da manhã à sede da CBF e de imediato mobilizou o departamento de comunicação. Com o ok do intermediário Diego Fernandes direto de Madri para a assinatura, o anúncio passou a ser uma corrida contra o tempo e foi ao ar no site oficial da entidade às 10h53, enquanto o material para publicação nas redes sociais ainda estava em reta final de produção.

A CBF não esperou nem mesmo um posicionamento do Real Madrid quanto ao fim da passagem do italiano pelo clube - no primeiro momento, o combinado era que houvesse dois comunicados no mesmo horário, no fim da tarde desta segunda no horário de Brasília (à noite na Espanha). Já anunciado como treinador da Seleção até a próxima Copa, Ancelotti tem contrato com os espanhóis até o fim de junho de 2026, e a rescisão antecipada ainda não foi oficializada.

 

Ligações para Neymar e Casemiro

Carlo Ancelotti é esperado no Rio de Janeiro no dia 26 de maio para ser apresentado e anunciar a lista com 23 nomes para as partidas contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias. O italiano, por sua vez, já começou a trabalhar na convocação em meio aos compromissos pelo Real Madrid, seja com contatos diretos com figuras importantes, seja com consultas por possíveis nomes.

ge apurou que o italiano já conversou por videochamada com Neymar durante a negociação para saber das condições do craque do Santos. O papo foi informal e leve, sem nem mesmo antecipar o acerto iminente, mas em tom carinhoso e com Ancelotti deixando clara a importância do jogador até a Copa. Não houve promessas, apenas um diálogo descontraído para ficar a par da realidade e dos planos do camisa 10 da Seleção.

Outro que tem retorno próximo é Casemiro. Um dos destaques do Manchester United finalista da Europa League, o volante foi comandado por Ancelotti no Real, com quem tem boa relação. O treinador manifestou o desejo de contar com o jogador como uma das lideranças e são grandes as chances de convocação, o que, assim como Neymar, não acontece desde outubro de 2023.

Carlo Ancelotti também confidenciou para pessoas próximas que buscou informações mais detalhadas de nomes como Antony, destaque no Betis, Caio Henrique, do Monaco, e Alexsandro, do Lille. Mesmo com os compromissos finais no Real, o italiano não se priva de escutar profissionais de confiança que acompanham mais de perto possíveis convocados.

 

Dicas de moradia no Rio de Janeiro

Os diálogos com interlocutores brasileiros tiveram como pauta também a moradia no Rio de Janeiro. Ancelotti recebeu indicação de apartamento no Leblon e estava inclinado a viver na Zona Sul, mas recebeu dicas para ficar na Barra da Tijuca, bairro onde fica a sede da CBF.

O tema ficou de ser definido durante a estadia do treinador no Brasil para a Data Fifa de junho e depende também de questões fiscais que envolvem a assinatura de contrato, além da presença constante ou não da família no país. Em um primeiro momento, está prevista a hospedagem em um hotel nos poucos dias antes da viagem para São Paulo, onde a Seleção se apresenta.

Os jogadores ficam à disposição de Ancelotti a partir do dia 2 de junho e treinam no CT Joaquim Grava, do Corinthians. O Brasil visita o Equador, dia 5, em Guayaquil, e recebe o Paraguai, dia 10, na Arena Corinthians

Tags:

Brasil
seleção
CBF
técnico

voltar