Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h54 | 25 Mai 2017 | Edinaldo Moreno Quase 80% do público-alvo é imunizado contra influenza

A campanha segue até a próxima sexta-feira

Crédito da foto: Foto: Ministério da Saúde

Termina nesta sexta-feira, 26, a campanha de vacinação contra a influenza, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação do município teve resultado superior ao que foi registrado na média nacional. 
 
Desde que foi iniciada, em abril, a campanha de vacinação em Mossoró já conseguiu imunizar quase 80% do público-alvo. Os dados demonstram que os trabalhadores da saúde (97,93%) e os idosos (88,82%) foram os que mais compareceram aos postos de saúde para tomar a vacina. 
 
Fazem parte do público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e professores. 
 
Devido ao número limitado de vacina, apenas as pessoas que compõem o público-alvo serão imunizadas durante a campanha. Este é o primeiro ano que os professores estão incluídos no grupo prioritário e, para poder receber a vacina, o profissional deve apresentar um certificado de vínculo com a instituição de ensino.
 
Ainda conforme os dados repassados pela Secretaria de Saúde, o menor percentual de imunização envolveu as crianças de seis meses a cinco anos. Apenas 59,12% desse público-alvo foi imunizado. Mesmo assim, os números da campanha deste ano são melhores do que os registrados no ano passado. 
 
Como a campanha ainda não foi finalizada, a tendência é que o número de pessoas imunizadas cresça. Caso sobre vacinas mesmo após o término da campanha, os postos de saúde continuarão a imunização, desta vez com menos intensidade que durante a campanha. 
 
As unidades de saúde ainda estão efetuando a prestação de contas da quantidade de vacinas utilizadas durante a campanha. As vacinas foram distribuídas em oito lotes que foram encaminhados para as 32 UBSs de Mossoró. Até o dia 26 de maio, a meta é vacinar 72.628 pessoas de Mossoró que fazem parte do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde
 
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e àquelas que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores. Além disso, recomenda-se que indivíduos febris aguardem até sair desse quadro para, então, se vacinar.
 
Dados de vacinação por público-alvo
 
• Crianças – 59,12%
 
• Trab. da saúde – 97,93%
 
• Gestantes – 66,35%
 
• Puérperas – 74,54%
 
• Idosos – 88,82% 

Tags:

voltar