Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 08h14 | 24 Abr 2017 | Edinaldo Moreno Faltam poucos dias para eleitor que não votou nas últimas eleições regularizar situação

O prazo para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral é até esta segunda-feira, 2.

Crédito da foto:

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes tem até o próximo dia 2 de maio para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Segundo o TSE, após essa data, os eleitores nessa condição que não estiverem regulares, correm o risco de ter o título cancelado. Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.
 
Em todo o Brasil, 1.897.640 estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições.
 
A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
 
Assim, os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Tags:

voltar