Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h59 | 24 Mar 2017 | Edinaldo Moreno Municí­pio registrou 15% das notificações de tuberculose no RN

A informação é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Crédito da foto:

No ano passado Mossoró foi o segundo município com o maior número de notificações de tuberculose no Rio Grande do Norte. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública, 15% das 1.314 notificações no estado foram registradas na Capital do Oeste, o que equivale a 197. A Grande Natal registrou no mesmo período 65% desses casos. Já São José de Mipibu teve 8%.

Em todo o Brasil, foram notificados 63.189 casos em todo o país em 2015. Nos últimos 10 anos, a incidência de casos de tuberculose no Brasil reduziu 20,2%, passando de 38,7 casos/100 mil habitantes em 2006 para 30,9 casos/100 mil habitantes em 2015.

“O RN em 2016 teve sua incidência em 30,42%, mas temos municípios com uma incidência bastante elevada, que foi o caso de Nísia Floresta com incidência de 137%”, explica Erika Simone Rocha Monteiro, da Equipe Técnica da Sesap.

O Ministério da Saúde recomenda um percentual de cura de 85% dos casos novos, em 2015 o RN atingiu 63,13% com relação ao esse indicador. Já o índice de abandono foi de 10,20%, metade do valor que o MS exige que é de 5%.

A Sesap, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é comemorado nesta sexta-feira(24), realiza ações de informação da doença, como diagnóstico, cura e busca ativa de pessoas com tuberculose.  As ações serão executadas pelas equipes de saúde, especialmente aquelas de atuação direta na Atenção Básica/ Estratégia Saúde da Família, além das Coordenações Regionais e Municipais.

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível, por via aérea, ou seja, ocorre a partir da inalação de aerossóis causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.  Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes.

Na TB pulmonar, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para a tuberculose. Há outros sinais e sintomas, além da tosse que podem estar presentes, tais como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria além da investigação complementar por exames de imagem. 

Tags:

voltar