Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 13h44 | 23 Mar 2017 | Fabio Vale Ufersa comemora 50 anos de implantação do curso de Agronomia

Crédito da foto:

A história da ESAM/Ufersa está relacionada diretamente a Agronomia, afinal foi o primeiro curso implantado pela instituição em 1967. Meio século depois, as conquistas são bastante evidentes com egressos se destacando país afora e com pesquisas renomadas em todo o Brasil, mas há muitos desafios no presente. Foi pensando nos novos caminhos a trilhar que o Centro Acadêmico de Agronomia e a Coordenação do Curso iniciaram uma semana de discussões sobre o conconteudo atual do profissional engenheiro agrônomo no semiárido brasileiro.

A II Semana de Agronomia da Ufersa começou resgatando a história do curso. A organização do evento reuniu fotos, cartazes, informes e peças que marcaram meio século de atividades no interior potiguar. No caminho para o auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, local onde estão ocorrendo as palestras e mesas redondas, os visitantes entram numa linha do tempo e têm a oportunidade de ver materiais raros do curso como o Informativo CANGAÇO elaborado pelo Centro Acadêmico de 1981.

O passado está presente na Semana de Agronomia para lembrar que é necessário pensar e planejar o futuro do curso com mudanças na estrutura curricular. Dentro da programação, está a realização de um grande painel para discutir o novo projeto político pedagógico da Agronomia da Ufersa. Será uma grande oportunidade para Coordenação e Núcleo Estruturante do curso debaterem com os alunos e traçarem as mudanças necessárias.

Na abertura da Semana, estavam presentes os alunos atuais e alguns egressos que hoje ocupam cargos importantes no cenário estadual, como o de Presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, Joseraldo do Vale. Ele lembrou a importância de se ter a participação da gestão da Universidade nesses eventos.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, e o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o professor José Torres Filho, lembraram a importância e a relevância da Agronomia para a Ufersa. “Aqui tudo começou pelo curso de Agronomia. Sou da 6ª turma da instituição e hoje precisamos discutir o curso e pensar uma nova Agronomia junto com os alunos e este evento é uma ótima oportunidade para isso”, avaliou Torres.

O Reitor Arimatea reforçou as palavras do Diretor do CCA e disse que já vem dialogando com a coordenação do curso para melhorar a Agronomia da Ufersa. Entre as mudanças, o Reitor sugeriu implantar a disciplina de Ética e Legislação por meio de seminários com o auxílio dos conselho de agronomia. “Temos uma pós-graduação consolidada na área da agronomia com cursos de conceito 5 e na perspectiva de chegar a um conceito 6, temos estrutura, uma boa base de pesquisa, mas precisamos planejar um novo projeto político pedagógico para o curso”, defendeu o Reitor.

Além do Reitor e do Direitor do CCA, a abertura da II Semana de Agronomia foi acompanhada pela Coordenadora do curso, a professora Elizângela Cabral, pelo Diretor Financeiro da Mútua, José Edgar Gomes, e pelo discente, André Passos, que representou o Centro Acadêmico.

Cerca de 150 pessoas entre alunos, ex-alunos e professores devem participar da Semana que segue até sábado. Na noite de abertura, a palestra ficou por conta de Flávio Duarte, Engenheiro Agrônomo que veio falar sobre a atuação do profissional da Agronomia frente às mudanças ocorridas na sociedade e na agricultura.

Confira a programação completa da Semana aqui.

Tags:

voltar