Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h48 | 17 Mar 2017 | Cesar Santos Morre aos 91 anos o ex-prefeito de Mossoró João Newton da Escóssia

Velório acontece no Teatro Municipal Dix-huit Rosado

Crédito da foto:

Blog do César Santos

Morreu na manhã desta sexta-feira (17) o ex-deputado e ex-prefeito de Mossoró (RN) João Newton da Escóssia. Ele tinha 91 anos.

O velório tem início às 15h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O sepulgamento acontecerá amanhã (18), no Cemitério São Sebastião.

João Newton foi o 47º prefeito de Mossoró, eleito em 1976 pela Arena, cumprindo o mandato no período de 31 de janeiro de 1977 a 14 de maio de 1982.

Renunciou ao cargo um ano antes de concluir o mandato para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa, sem sucesso. Foi substituído pelo vice-prefeito Alcides Fernandes da Silva, “Alcides Belo”, que ficou até 30 de janeiro de 1983.

João Newton, ao lado do engenheiro Marcos Célio, na época presidente da Cohab (foto: web)

Antes de ser prefeito, João Newton foi deputado estadual, tendo sido eleito em 1974. Cumpriu dois anos de mandato, saindo para se eleger prefeito e assumir os destinos de Mossoró.

João Newton da Escóssia com os filhos (foto: álbum de família)

João Newton também foi diretor presidente do Serviço Telefônico de Mossoró (SERTEL), presidente da Companhia de Habitação do RN (COHAB) no governo Geraldo Melo (1987/1990). Ele também foi coletor estadual.

João da Escóssia era casado com Dona Iraci Santos da Escóssia, com quem teve sete filho: Júnior Escóssia, Carlos, Ricardo, Cláudio, Roberto Jandira, Silvana, Vera e Aurora Escossesa.

Dos filhos, apenas o caçula Júnior Escóssia seguiu a carreira política. Foi vereador de quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal de Mossoró.

João Newton era tio da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e da vereadora Sandra Rosado (PSB).

 

LUTO

A prefeita Rosalba Ciarlini decretou luto oficial de três dias no Município pelo falecimento do ex-prefeito João Newton da Escóssia, ocorrido nesta sexta-feira (17).

“Mossoró perde um grande homem público, íntegro, honesto e que ajudou a construir e promover o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou a prefeita.

João Newton da Escóssia foi eleito deputado estadual em 1974. Em 1977 assumiu a Prefeitura de Mossoró, concluindo o mandato em 1982. Exerceu ainda o cargo de secretário de Administração Municipal na última gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

O decreto de luto oficial será publicado na edição de hoje do Jornal Oficial do Município (JOM).

Tags:

voltar