Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h54 | 02 Mar 2017 | Edinaldo Moreno Vendas de material de construção ficam estáveis no primeiro bimestre do ano

Crédito da foto:

As vendas no varejo de material de construção no primeiro bimestre de 2017 tiveram desempenho similar ao registrado pelo setor no mesmo período do ano passado. “Na média, estamos 1% acima do mesmo período de 2016”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

De agosto de 2016 a fevereiro de 2017, o varejo de material de construção apresenta desempenho positivo de 4%, comparado ao mesmo período do ano anterior. No mês de fevereiro, no entanto, o setor registrou queda de 3% sobre fevereiro de 2016. Já na relação fevereiro de 2017 sobre janeiro de 2017, a retração foi de 7%.

“Início do ano é um período tradicionalmente fraco para o nosso setor. O ano realmente só começa depois do Carnaval, até porque as pessoas têm outros gastos extras para se preocuparem nos primeiros meses do ano: IPVA, IPTU, matrículas escolares. Por conta disso, as pessoas acabam adiando as obras e reformas, porque elas exigem um planejamento maior no controle  de gastos”, completa Conz.

Segundo ele, o setor deve ter um desempenho positivo de 3% no primeiro semestre de 2017. “Diversas medidas foram anunciadas até agora e devem influenciar nosso setor mais cedo mais tarde. O Cartão Reforma é uma delas. Os bancos também estão trabalhando para oferecer juros menores aos clientes interessados em programas de financiamento para reforma e construção e o saque das contas inativas do FGTS também deve ajudar as famílias a transformarem aquela reforma que estava apenas nos planos em realidade”, analisa o presidente da Anamaco.

Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil e Anfacer, a Pesquisa Tracking ouviu 530 lojistas de todo o país entre os dias 22 e 27 de fevereiro.

De acordo com o levantamento, praticamente todas as regiões tiveram retração nas vendas em fevereiro, com exceção do Norte, que registrou aumento de 5% em relação a janeiro. As demais regiões tiveram desempenho de -11% (Nordeste), - 14% (Centro-Oeste), - 8% (Sul) e -5% (Sudeste).

Ainda segundo o estudo, 54% dos lojistas estão otimistas com relação às ações do Governo nos próximos meses. Já 37% dos entrevistados afirmou que pretende fazer novos investimentos em 2017 e 16% deles pretende contratar novos funcionários já no mês de março.

Tags:

voltar