Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h40 | 25 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Caixas coletoras de esgoto devem ficar visí­veis para manutenção

O aviso é da Companhia de íguas e Esgotos do RN (Caern)

Crédito da foto:

Vazamentos de esgoto muitas vezes não podem ser reparados porque é impossível a equipe utilizar as caixas coletoras para a manutenção. O aviso é da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com a Caern, em alguns casos a companhia conversa com o proprietário do imóvel e eles ficam responsáveis por fazer a escavação e deixar a caixa disponível para o serviço. Recentemente, houve um problema na Coronel Gurgel no Centro e a Caern conseguiu que o proprietário retirasse a cobertura da caixa. 

Nos casos do chamado esgoto condominial, que as caixas estão nas laterais das casas e quintais, a responsabilidade é do proprietário. Nos bairros Vingt Rosado e Santa Delmira, por exemplo, é comum as pessoas construírem até cômodos em cima da caixa. Isto gera um transtorno difícil de ser resolvido.

As caixas de esgoto que existem nas calçadas dos imóveis são equipamentos necessários ao sistema de esgotamento sanitário. Algumas pessoas, inadvertidamente, ao mudarem o piso das calçadas acabam por passar revestimento em cima da caixa. Esta medida errada prejudica todo o sistema de esgotamento. Com isso, a Caern fica impedida de fazer a manutenção do sistema.

Em Mossoró, os serviços relacionados ao esgoto estão dentro do cronograma. A solicitação feita ao 115, telefone de atendimento da Caern na cidade, é resolvida no mesmo dia. O serviço só não é resolvido se houver interferências como a dificuldade de acesso às caixas coletoras, por exemplo.

Tags:

voltar