Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 08h05 | 22 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Déficit no RN é de mais de cinco mil policiais militares

Levantamento foi divulgado pelo UOL nesta quarta-feira (22)

Crédito da foto:

Levantamento do Portal UOL divulgado na manhã desta quarta-feira, 22, aponta que o Rio Grande do Norte tem um déficit de 5.166 policiais militares. Segundo a publicação, o número da tropa ideal no estado seria de 13.466 PM’s. Entretanto, o número de militares na unidade federativa é de apenas 8.300 policiais.

O estudo ainda revela que 25 das 27 PMs têm menos militares que o previsto em lei estadual que fixa o número ideal de cada batalhão. A única exceção é o Espírito Santo --o Maranhão não foi levado em conta no levantamento, uma vez que a assessoria do governo diz desconhecer uma lei que determine este número. 

Das 27 unidades da federação, apenas quatro têm tropas com mais de 80% do efetivo fixado em lei: São Paulo, Ceará e Minas Gerais, além do Espírito Santo. Nos últimos anos, as tropas também foram se reduzindo em muitos casos. Onze unidades viram o número de efetivo cair: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Para fazer o levantamento das tropas atuais, o UOL consultou as 27 PMs nas unidades de federação. Nos casos de Goiás e Mato Grosso do Sul, as entidades afirmaram que não poderiam informar o total presente na tropa porque se trata de um "dado sigiloso". Já Santa Catarina não respondeu ao pedido do UOL. Nesses casos, a reportagem usou como parâmetro o dado mais recente informado pelo Estado ao Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2016.

Foto: Reprodução/UOL

Tags:

voltar