Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h56 | 21 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Seis em cada dez brasileiros não guardam dinheiro, diz levantamento

A informação é do SPC Brasil e CNDL

Crédito da foto:

O Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) de janeiro mostra que 62% dos brasileiros não guardam dinheiro e nem possuem uma reserva.

Já cerca de 29% guardam apenas o que sobra do orçamento e apenas 7% reservam um valor fixo mês a mês - somando-se os dois percentuais, 36% têm o costume de guardar alguma quantia.

O indicador mostra que há diferenças entre classes sociais, como esperado: nas classes A e B, os poupadores habituais, independentemente de o valor ser fixo ou não, somaram 58% dos entrevistados; já nas classes C, D e E somaram 30%.

A pesquisa abrangeu 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais.

A amostra, de 801 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Tags:

voltar