Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h52 | 16 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Agricultores esperam mais chuvas para iniciar plantio

As últimas chuvas que caí­ram animaram o homem do campo

Crédito da foto: Foto: Carlos Costa

As chuvas registradas nos últimos dias em Mossoró fizeram brotar o verde na paisagem do sertão e a esperança no homem de campo, que anseia por um bom período chuvoso para recuperar os prejuízos causados por cinco anos consecutivos de seca. E a previsão é de mais chuvas para o estado, principalmente no final de semana, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

Todavia, apesar das fortes chuvas e do prognóstico de bom período chuvoso para a região em 2017, muitos agricultores estão cautelosos quanto ao plantio. Eles preferem esperar um pouco mais para verificar o comportamento das chuvas do que se arriscar a plantar e, mais uma vez, perder toda a colheita.

“A gente está tão cansado de tanto perder o que não tem, que fiquei com medo de plantar, não vir chuva e perder tudo, mais uma vez”, contou o agricultor Eliano Pinheiro, mostrando as sementes que estão guardadas para no caso de as chuvas realmente chegar a cair de forma intensa e regular.

Ele informa que muitos de seus colegas agricultores também estão esperando mais chuvas para poder plantar. Conforme Eliano Pinheiro, as chuvas destes últimos dias foram boas, mas ainda não deram segurança suficiente a muitos agricultores para apostar no plantio.

Mesmo ainda receosos, os agricultores esperam que os prognósticos iniciais feitos pelos meteorologistas se concretizem. “Estamos torcendo para que as chuvas neste ano sejam boas, para que o homem do campo possa voltar a plantar e a colher”, diz o agricultor.

Se depender dos prognósticos iniciais dos especialistas, o desejo do agricultor Eliano Pinheiro, que reflete os anseios dos demais trabalhadores do campo, deverá ser concretizado. No primeiro encontro dos meteorologistas, realizado em Fortaleza (CE) durante o mês de janeiro, as condições analisadas mostravam uma forte tendência de chuvas próximo da normalidade para o período de fevereiro a abril.

Nos últimos dias, as fortes chuvas que caíram em Mossoró tendem a confirmar essa tendência. Da última sexta-feira, 10, até terça-feira, 14, o segundo município do Rio Grande do Norte obteve 280,7 milímetros de chuvas. 

Tags:

voltar