Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 12h15 | 13 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Choveu quase 200 milí­metros no acumulado dos três últimos dias no municí­pio, diz Emparn

O boletim com o volume de chuvas em Mossoró foi divulgado na manhã desta segunda (13) pela Emparn

Crédito da foto:

Boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta que choveu, no acumulado de três dias, em Mossoró 198,2 milímetros. O índice é referente de sexta-feira, 10, até a manhã desta segunda-feira, 13.

A chuva mais forte na região Oeste do estado foi verificada em Umarizal. Lá, o acumulado dos três dias, choveu 216 milímetros.

Os meteorologistas da Emparn estão prevendo mais chuvas a partir de quarta-feira e, principalmente, no próximo fim de semana. Para esta segunda e terça, as chuvas vão diminuir de intensidade por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).  

O meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espínola, informou ao DE FATO nesta manhã de que as chuvas ocorridas no último final de semana equivale praticamente a média histórica para o mês de fevereiro no município.

Por enquanto, em virtude de uma alta pressão no Atlântico Sul, a ZCIT foi afastada mais para o Norte do País e, por conta disso hoje e amanhã as chuvas serão em menor quantidade. Mesmo assim, as condições de instabilidade sobre o Nordeste vão continuar provocando chuvas em várias regiões do Nordeste, como no último fim de semana.    

No último fim de semana, a meteorologia da EMPARN registrou chuvas em 72 dos pluviômetros monitorados diariamente.  Os registros vindos do interior dão conta de transbordamentos (sangrias) em diversos açudes, principalmente no Oeste e no Seridó.      

Ainda no Oeste, choveu mais forte, no acumulado de três dias, em Viçosa, 164,2mm; Tibau, 161,8mm; Campo Grande, 160,6mm; Areia Branca, 123mm; Messias Targino, 120,0mm; Rodolfo Fernandes, 116 mm; Apodi, 108,8mm; Grossos, 96,6mm e Pilões,  86,2mm. Choveu ainda em Porto do Mangue; Severiano Melo, Major Sales, São Rafael, entre outros municípios.  

Na mesorregião Central, choveu mais forte em Santana do Matos, 124,7 milímetros; São João do Sabugi, 120mm; Acari, 116mm; Cruzeta, 107,9 mm; Jardim do Seridó,  101,0mm; Parelhas,  90,0mm e São Bento do Norte, 62,0mm. Choveu ainda em Ouro Branco, Lajes, São Vicente, Jardim de Piranhas, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Guamaré, Fernando Pedroza, e Florânia.  

Na mesorregião Agreste, choveu mais forte em João Câmara, 167,0mm; Parazinho, 47,0mm  Sitio Novo, 38,0mm e Boa Saúde, 26,0mm. Choveu ainda em São Bento do Trairi, Japi, Barcelona, Rui Barbosa e Santo Antonio. Na região Leste choveu em  Parnamirim, 33,7mm; Espirito Santo, 15,7mm e São Gonçalo do Amarante, 6,3mm.  

Tags:

voltar