Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 11h02 | 11 Fev 2017 | Edinaldo Moreno Mobilização contra o Aedes Aegypti chega ao Sumaré e Alagados

Crédito da foto:

Uma ação de mobilização da sociedade contra dengue, zika, chikungunya, febre amarela e mayaro terá início nesta segunda-feira, 13, a partir das 8 horas, nos bairros Sumaré e Alagados. A iniciativa é da diretoria de Vigilância Sanitária, através do Centro de Zoonoses (CCZ).

O ponto de partida das equipes é a UBS Vereador Lahyre Rosado.  As ruas dos bairros vão receber as visitas de 32 agentes de endemias durante toda a semana, batendo nas portas para verificar se em algum imóvel há locais com água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito.

A ação foi idealizada a partir dos dados do Levantamento do Índice Rápido de Infestação pelo Aedes (LIRAa). O Sumaré apresentou percentual de 4%, número considerado preocupante pela Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as ações haverá a distribuição de material educativo, panfletos, esclarecimentos com a participação de profissionais da saúde, entre outras. Associadas às atividades de educação e saúde, haverá ainda a participação da equipe de Serviços Urbanos, que vai realizar iniciativas de limpeza das ruas, retirada de lixos e entulhos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde sobre o cenário epidemiológico em Mossoró relacionado às principais arboviroses, em 2016, foram 3.459 casos notificados e 3.016 confirmados de Dengue. Já a Febre Chikungunya foram 4.400 notificados e 4.221 confirmados. A última informação sobre o Zika apontava 794 notificações.

Já o LIRAa, que é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, com dados de novembro de 2016, apresenta 3,9%. Para o Ministério da Saúde, esse número indica risco de epidemia de Dengue.

Tags:

voltar