Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 13h44 | 08 Fev 2017 | Fabio Vale Encontro em Mossoró discute o uso de macroalgas por maricultoras potiguares

Crédito da foto:

A Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promove nesta quarta, dia 08 de fevereiro, um workshop sobre o uso de macroalgas como instrumento de desenvolvimento sustentável. O evento será no Auditório do Departamento de Ciências Animais II, no Campus Oeste, e começa a partir das 14h.

O workshop tem o objetivo de ampliar e aprimorar a pesquisa na Universidade, tendo como base as macroalgas. O palestrante será o professor Doutor Maulori Curié Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador do programa PROALGA e responsável por uma patente nacional e outra internacional referente ao uso de macroalgas para a produção de etanol.

Essa iniciativa é fruto do projeto de pesquisa coordenado pelos professores da Ufersa, Ivanilson de Souza Maia e Emanuelle Fontenele Rabelo, em parceria com a Associação das Maricultoras de Rio do Fogo (AMAR/RN). Os pesquisadores avaliam a sustentabilidade do cultivo de macroalgas marinhas se posicionando enquanto ferramenta para contribuir com a sustentabilidade da pesca artesanal.

“Assim como todo empreendimento, este de caráter popular, também está sujeito a instabilidades em sua condução. Nesse sentido, é necessário avaliar a sua sustentabilidade, na perspectiva de corrigir as fraquezas e empoderar as maricultoras frente às oportunidades”, avalia o professor Ivanilson. Segundo os pesquisadores, o cultivo de macroalgas possibilita o desenvolvimento de subprodutos e avaliação do consumo de carbono por este vegetal marinho. Tais estudos exigem a integração de conhecimentos da Ciência Agrária, Ciência Biológica e das Engenharias, funcionando como laboratório vivo aos alunos da graduação e pós-graduação da Ufersa.

A expectativa é que a Ufersa monte uma base de pesquisa envolvendo diversas áreas do conhecimento e que firme um termo de cooperação técnica com a UFRJ.

Tags:

voltar