Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h37 | 30 Jan 2017 | Edinaldo Moreno ‘Mossoró ainda suportaria um ano sem chuvas’, diz Mairton França

Previsão para a região Oeste do RN é de chuvas dentro da normalidade

Crédito da foto:

Foto: Divulgação

Mesmo que as chuvas não sejam satisfatórias na região de Mossoró neste ano de 2017, o município aguentaria mais um ano e não entraria na lista de cidades que estão colapso no abastecimento de água no Rio Grande do Norte.

A informação foi repassada pelo Secretário de Estado de Agricultura e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, durante o I Fórum Climático Potiguar, que ocorre neste segunda-feira, 30, no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania.

Segundo Mairton, mesmo com a Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves em volume morto, algumas regiões do estado suportariam mais uma no sem chuvas.

“Algumas regiões do estado suportariam mais um ano sem chuvas. A região de Santa Cruz, de João Dias para cá e Mossoró não entrariam nessa lista de colapso no abastecimento de água. Mossoró é uma cidade que é abastecida por poços”, enfatizou.

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, disse que as condições de chuva estarão próximas da normalidade em duas regiões do estado. Em outras duas vão estar abaixo.

“De acordo com as configurações dos oceanos Pacífico, Atlântico Sul, Atlântico Norte as condições de chuva estão próximos da normalidade nas regiões Centrais e Oeste. Nas regiões Leste e Agreste as condições de chuva estão pouco abaixo por conta da influência do Atlântico Sul”, disse Bristot que ainda relatou que essas chuvas já vêm ocorrendo no interior do RN.

“Já estão acontecendo algumas chuvas no interior do estado. Ainda não são chuvas da estação chuvosa. Esta estação chuvosa deve começar em meados de fevereiro e início de março, como normalmente acontece. Em anos normais, como é a previsão para esse ano, nós esperamos que no final de fevereiro um início de março esse período chuvoso”.

A previsão da Emparn é de que chova entre 400mm e 600mm entre os meses de fevereiro e abril na Região Oeste.

Gilmar Bristot ainda alerta que esse ano terá uma irregularidade nas chuvas. “Vai ser um ano em que termos uma irregularidade muito grande nas chuvas, tanto da forma temporal como espacial. Quer dizer: umas áreas poderão ter uma maior quantidade e em outras áreas uma menor quantidade. Isso é uma característica de anos normais”, ressaltou.

A iniciativa do evento se deu devido à grande procura dos agricultores pelas previsões meteorológicas na região Oeste do Estado. O Fórum foi aberto para a comunidade.

Tags:

voltar