Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 19 Jan 2017 | Edinaldo Moreno Inscrições para o Sisu 2017 tem iní­cio na próxima terça-feira, 24

Edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19)

Crédito da foto:

Começam na próxima terça-feira, 24, as inscrições da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. O período de inscrição segue até as 23h59 da sexta-feira, 27. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 19.

Ao todo, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O número é maior do que o oferecido no ano passado, quando foram disponibilizadas 205.514 vagas.

O sistema seleciona candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas do exame de 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18).

O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas. As notas de corte mudam ao longo do dia e podem ser acompanhadas , por isso o estudante consegue saber quais as chances de ele conseguir a vaga.

O Ministério da Educação divulgou também as datas de inscrições de outros programas de acesso ao ensino superior como Prouni e do Fies. Confira:

Programa Universidade para Todos (Prouni)

    Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.

    Como funciona: Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais.

    Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro

    Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC.

Financiamento Estudantil (Fies)

    Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.

    Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.

    Inscrições: 6 a 9 de fevereiro

    Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.

Tags:

voltar