Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 13h51 | 17 Jan 2017 | Cesar Santos Veja o perfil e fotos dos cinco presos que teriam comandado chacina

Detentos serão transferidos para presí­dios de outros estados

Crédito da foto:

Do Blog do BG

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ouviu cinco detentos, que participaram da rebelião que aconteceu no último sábado (14), na Penitenciária de Alcaçuz. Foram ouvidos José Cláudio Candido do Prado, 37 anos; Tiago de Souza Soares, 30 anos; Paulo da Silva Santos, 42 anos; João Francisco dos Santos, 30 anos e Paulo Márcio Rodrigues de Araújo, 31 anos.

Os presos foram ouvidos na Central de Flagrantes da Polícia Civil, nesta segunda-feira (16), pelo delegado Marcos Vinícius (DHPP), integrante da comissão designada para investigar as mortes ocorridas em Alcaçuz.

Os detentos que participaram do motim serão indiciados pela Polícia Civil por todos os crimes que cometeram durante a rebelião. “Através de investigações, realizamos o flagrante de parte dos chefes de facções criminosas, e a partir disso também identificaremos outros participantes dos crimes, sejam de homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, associação criminosa ou danos ao patrimônio público. Eles serão indiciados por essas práticas e colocados no sistema penitenciário”, afirma o delegado geral de Polícia Civil, Claiton Pinho.

“Flagranteamos essas pessoas apontadas como líderes, e a partir disso iremos apurar tudo o que aconteceu ali em Alcaçuz. Os autores desses crimes precisam ser responsabilizados e para que isso aconteça estamos trabalhando para a identificação desses e dos demais participantes. Através dos resultados obtidos nesta segunda-feira, demos um passo inicial importante para uma grande investigação”, destaca a diretora de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), Sheila Freitas.

“No local do crime, nossos policiais conseguiram colher materiais para análises e isto nos ajudou a identificar a autoria dos crimes. A investigação de todos os delitos cometidos em Alcaçuz serão investigados por uma comissão de delegados que já está definida”, detalhou o delegado Marcos Vinícius dos Santos.

Quem são os detentos ouvidos pela Polícia Civil:

1) José Cláudio Candido do Prado: Ele foi condenado a 75 anos de prisão pela prática dos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. José Cláudio é do Estado de Mato Grosso.

2) Tiago de Souza Soares: Condenado a 38 anos e seis meses pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.

3) Paulo da Silva Santos: condenado a 32 anos pelos crimes de extorsão e tráfico de drogas.

 

4) José Francisco dos Santos: condenado a 39 anos por ter matado o jornalista F Gomes.


5) Paulo Márcio Rodrigues de Araújo: é preso provisório, ainda não foi condenado. Ele é da cidade de Ipanguaçu.

Os cinco presos serão transferidos para presídios de outros Estado, provavelmente na tarde desta terça-feira (17). O Ministério da Justiça disponbilizou uma aeronava para a tranferência dos acusados, a pedido do governador Robinson Faria.

 

LEIA MAIS:

Governador Robinson revela que recebeu ameaças de líderes de facções criminosas

Maior presídio do RN está sob o comando de presos há quase dois anos

Nova rebelião no presídio de Alcaçuz. O clima é tenso

Morte no presídio do RN foi retaliação por chacina no Amazonas, diz governador

Chefes de facções são transferidos da Alcaçuz

Governo vai pedir aumento do efetivo da Força Nacional no RN

Rebelião no maior presídio do RN provoca o terror com mortes e presos degolados

Rebelião na Alcaçuz deixou 26 mortos, diz governo

Vítimas da chacina de Alcaçuz serão identificadas em 30 dias

Tribunal de Justiça articula esforço concentro para diminuir número de presos provisórios

Tags:

voltar