Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h15 | 16 Jan 2017 | Cesar Santos 'Crise no sistema prisional potiguar não tem origem judiciário'

Presidente garante que rebelião não mudará agenda do TJ

Crédito da foto: TJRN Presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira de Souza

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreira, manifestou agora de manhã pesar diante das mortes provocadas pela rebelião de presos na Penitenciária de Alcaçuz. “É profundamente lamentável o ocorrido, não importa qual seja o número de mortes”, considerou o desembargador.

Ele acompanhou os acontecimentos até a madrugada no gabinete de crise instalado pelo governo, na companhia do governador Robinson Faria, acompanhado dos juízes auxiliares João Eduardo e Valentina Damasceno e da juíza Nivalda Torquato, titular da vara de execuções penais de Nísia Floresta.

“A crise no sistema penal, no Brasil e no Rio Grande do Norte, não tem origem judiciário”, disse o desembargador Expedito Ferreira, “mas estamos participando e vamos intensificar a busca pela solução do problema, que se transformou em tragédia agora também no nosso estado. Nós já começamos a participar do esforço de, primeiro, mitigar os efeitos da rebelião em Alcaçuz e, no segundo momento, vamos intensificar nossas contribuições na busca pela solução do problema”.

A rebelião em Alcaçuz não mudará a agenda do TJRN voltada para a questão, garantiu o presidente. Na quarta-feira, ele reunirá juízes, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB no primeiro encontro do esforço concentrado estabelecido pela presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, para agilizar a finalização de processos dos presos provisórios. No Rio Grande do Norte, lembrou o desembargador Expedito Ferreira, são pouco mais de 2.900 presos nessa situação, dentro do total de pouco mais de 8.200 apenados. Esse esforço concentrado, ao contrário de um mutirão, tem caráter prolongado e o prazo de 90 dias para apresentar os primeiros resultados.

Fonte: TJRN

VEJA TAMBÉM:

PM permanece em Alcaçuz e vítimas serão identificadas em até 30 dias

Rebelião na Penitenciária de Alcaçuz deixou ao menos 27 detentos mortos, diz governo

TJRN articula esforço concentrado para reduzir número de presos provisórios no RN

Temer determina que ministro da Justiça preste auxílio ao RN

Tropa de choque invade presídio de Alcaçuz para acabar rebelião de mais de 14 horas

Rebelião no presídio de Alcaçuz, o maior do Estado do RN, deixa ao menos 10 mortes

Presos provisórios são 35% da população carcerária no RN

Tags:

voltar