Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h34 | 13 Jan 2017 | Edinaldo Moreno Ex-ministro Geddel Vieira é alvo de operação contra fraude na Caixa Econômica Federal

Crédito da foto:

Com o objetivo de apurar um esquema de fraudes na liberação de créditos juntos à Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013, a Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira, 13.

Policiais fizeram buscas em um imóvel do ex-ministro do PMBD Geddel Vieira Lima, em Salvador. Ele é um dos alvos da operação.

Geddel Vieira foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa no período investigado pela PF.

Os mandados foram cumpridos, além da Bahia, em endereços residenciais e comerciais nos estados do Paraná, São Paulo e do Distrito Federal.

A ação desta sexta, batizada de Cui Bono, se baseia em informações encontradas em um celular em desuso apreendido pela polícia em dezembro de 2015 na residência oficial do presidente da Câmara. Na época, era o deputado cassado Eduardo Cunha que morava no local.

A apreensão do celular ocorreu durante busca e apreensão realizada na Operação Cantilinárias, da qual a Cui Bono é um desdobramento.

Segundo a PF, o celular apreendido continha "intensa troca de mensagens eletrônicas entre o presidente da Câmara à época e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal de Pessoa Jurídica entre 2011 e 2013".

Ainda segundo as investigações, as trocas de mensagem "indicavam a possível obtenção de vantagens indevidas pelos investigados em troca da liberação para grandes empresas de créditos junto à Caixa Econômica Federal".

Tags:

voltar