Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 07h36 | 12 Jan 2017 | Edinaldo Moreno Mais de 95% dos trabalhadores sacaram Abono Salarial de 2014

Crédito da foto:

Mais de 22,61 milhões de trabalhadores sacaram o Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Esse número corresponde a 95,93% do total de pessoas com direito ao benefício no país.

Essa foi a segunda maior taxa de cobertura da história dos pagamentos do abono – o recorde foi em 2009, quando o percentual de saques chegou a 96,3%.

Cada um recebeu o equivalente a um salário mínimo, no valor de R$ 880. No total, foram pagos mais de R$ 18,8 bilhões para beneficiários de todo o País.

A região Nordeste foi campeã de saques: 98,7% dos beneficiários fizeram o saque. Em seguida, veio a região Sudeste, com índice de 95,58%; Centro-Oeste (95,39%), Norte (94,77%) e Sul (93,95%).

Recursos que não foram sacados até 30 de dezembro, voltaram para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O FAT é mantido com contribuições das empresas e é destinado a pagamentos de Abono Salarial e Seguro-Desemprego.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o resultado deve-se ao esforço do governo federal para fazer com que o recurso chegasse até os cidadãos.

O ministro, Ronaldo Nogueira, solicitou, por duas vezes, que o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) prorrogasse o prazo para saque.

“Fizemos o adiamento justamente para que aqueles mais humildes pudessem sacar um dinheiro que é deles por direito”, disse o ministro.

Uma série de outras medidas foi adotada durante a prorrogação. O Ministério do Trabalho promoveu uma ação conjunta com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, enviou correspondência aos trabalhadores, e-mails aos órgãos públicos e mala direta às empresas.

Além disso, a pasta divulgou amplamente a informação na imprensa e nas redes sociais e disponibilizou na internet a relação com os nomes dos trabalhadores que tinham direito ao abono.

Tags:

voltar