Postado em  10/01/2017 - 09:09

Cidadão tem o direito de saber os malfeitos dos péssimos gestores

Blog do César Santos

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) deve tornar público o desmantelo causado pela gestão do ex-prefeito Silveira Júnior (PSD)?

Claro que sim.

O cidadão precisa e tem o direito de tomar conhecimento de tudo o que diz respeito ao que é seu. Saber o que foi feito com o seu dinheiro, com a sua cidade, com o seu patrimônio. Não revelar a terra arrasada é ser conivente com quem destruiu a cidade. Se isso é olhar para o retrovisor que assim seja.

Quem tem medo ou reclama do retrovisor é quem não tem zelo com bem público ou quem compartilhou e apoiou as coisas ruins que aconteceram com a sua cidade nos últimos quatro anos. Rosalba tem que abrir a “caixa-preta” e levar ao conhecimento da população.

Mais do que isso: é dever encaminhar tudo aos órgãos fiscalizadores e de controle do bem público, como Tribunal de Contas (TCE-RN), Ministério Público Estadual (MPRN) e Federal (MPF-RN), Controladoria Geral da União (envolve recursos federais) etc. etc. etc..

Quem pensa diferente, se realmente está bem intencionado, questione-se:

O cidadão não tem o direito de saber que o “rombo” da Prefeitura de Mossoró, deixado pela gestão passada, já ultrapassa a casa dos 130 milhões de reais?

Não pode saber que as contas da Prefeitura estavam sendo controladas e movimentadas de computador fora da Secretaria da Fazenda/Finanças?

O cidadão não tem o direito de tomar conhecimento que de 52 carros que servem ao município apenas nove estavam rodando?

E não deve saber que todas as unidades do Samu estavam paralisadas?

Não é para revelar à sociedade, que paga caro pelos impostos, que todas as máquinas da Secretaria de Agricultura foram “emprestadas” para servir a terras “privadas”?

É para esconder que a gestão passada não concluiu o pagamento dos salários de novembro, do 13.º salário e da folha integral de dezembro?

O cidadão não pode tomar conhecimento que devido a dívida com os Correios, que suspenderam os serviços postais, a Prefeitura deixou de arrecadar quase 7 milhões de reais com pagamento de multas no trânsito?

Por que esconder que as contas da Prefeitura estão ameaçadas de sofrer bloqueios para pagar dívidas trabalhistas dos trabalhadores terceirizados, que ficaram até 12 meses sem receber salários?

Boa parte dessas informações, comprovada em documentos, deveria constar no portal da transparência, mas, infelizmente, a gestão passada deixou o site desatualizado.

Portanto, não se trata de “retrovisor”, de perseguição, ou coisa do gênero. Rosalba tem a obrigação de deixar o cidadão informado, para não cometer o pecado da omissão.

LEIA OS BASTIDORES DA POLÍTICA NO BLOG DO CÉSAR SANTOS


CAPTCHA Image [ Different Image ]