Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 22h18 | 20 Dez 2016 | Sidney Jose Tentativa de incêndio suspende atendimento na UPA do BH

A tentativa de incêndio assustou os funcionários, que decidiram suspender o atendimento.

Crédito da foto:

Devido uma tentativa de incêndio na usina de oxigênio de Mossoró, localizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte (zona sul), o atendimento no local ficou suspenso durante a noite da última segunda-feira, 19. Somente na manhã desta terça-feira, 20, o atendimento foi normalizado. 
Segundo informações repassadas por funcionários, criminosos jogaram gasolina na usina que fica na parte detrás da unidade hospitalar, depois atearam fogo. A ação aconteceu por volta das 23 horas da segunda-feira e causou alvoroço entre funcionários e usuários do serviço. 
Após o acontecido, os funcionários decidiram fechar a unidade de saúde e o atendimento foi suspenso. Assustada com a ação, a direção da unidade informou que só reabriria a unidade após a presença da Guarda Municipal no local. Segundo os profissionais, com a presença dos agentes, a sensação de segurança é maior. 
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu sobre o acontecido. “Pessoas ainda não identificadas iniciaram criminalmente um incêndio na usina de oxigênio que funciona no local. O fogo foi contido rapidamente pelo Corpo de Bombeiros e não houve graves prejuízos. O caso será investigado pela Polícia Civil”, informava a nota. 
Na manhã desta terça-feira, a diretora da UPA do Belo Horizonte, Nilza Batista, disse que uma equipe da empresa responsável pela usina realizará uma perícia. Ela informou que o procedimento deveria ter sido realizado no início da tarde de ontem. 
“O pessoal da empresa já está a caminho de Mossoró vindo de Campina Grande para fazer a perícia na usina. Sabemos que externamente a usina danificou, mas a perícia dirá se internamente também houve algum dano na máquina”, finalizou.
Por volta das 9 horas desta terça-feira, o atendimento foi retomado. Os funcionários ainda se dizem muito assustados com o acontecido. “Com a presença da Guarda Municipal, temos mais segurança e acredito que não vão fazer alguma coisa no local”, disse uma das funcionárias. 
 
Parte da Guarda Municipal está em greve por falta de pagamento 
Os guardas civis municipais são responsáveis por realizar a segurança dos patrimônios mossoroenses, principalmente das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No entanto, desde a última sexta-feira, a categoria decidiu paralisar as atividades extraordinárias até que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) regularize o pagamento da categoria.
A intenção da categoria, com a paralisação, é forçar a Prefeitura a realizar os pagamentos, já que, sem a segurança dos guardas municipais, algumas unidades não funcionam. “A medida visa pressionar a gestão a pôr os pagamentos em dia, uma vez que as UPAs e UBSs atendem em pleno funcionamento apenas com a presença da Guarda”, informou a assessoria de imprensa da categoria. 
As atividades extraordinárias são aquelas que são realizadas extra horário regular de trabalho e são pagas separadamente do salário mensal. No entanto, o Sindicato dos Guardas Municipais (SINDIGUARDAS) informou, também na nota, que a Prefeitura de Mossoró vem apresentando inconstâncias até no pagamento do salário fixo. 
“Diante das inconstâncias da gestão, do atraso salarial, atraso do pagamento dos serviços extraordinários e das más condições de trabalho, a categoria presente na assembleia optou pela paralisação dos serviços extras (UBSs e UPAs)”, informava a nota emitida pelo sindicato.
 

 

Tags:

voltar