Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 15 Dez 2016 | Edinaldo Moreno Monitoramento semanal das condições do tempo e clima indica chegada de chuvas, diz Emparn

Crédito da foto: Foto: Reprodução

Através das imagens de satélite, os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) observaram devem ocorrer chuvas em todas as regiões do estado. Segundo o órgão, os destaques ficam para o Litoral e o Oeste, com valores estimados entre 30mm e 50mm.

Aqui no RN, segundo a meteorologia, as chuvas observadas ainda não são expressivas, mas deverão aumentar durante a intensificação e deslocamento do centro deste sistema para o oeste, o que está previsto para os próximos dias, principalmente durante o final desta semana e início da próxima.

De acordo com a Emparn, foi observada a formação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior com centro sobre o Oceano Atlântico, nas proximidades do litoral do Nordeste. Esse sistema tem ocasionado chuvas sobre o sul dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará e algumas precipitações em Pernambuco e na Paraíba.

As chuvas da pré-estação chuvosa são ocasionadas por sistemas meteorológicos que transitam sobre a região, sendo os principais deles os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior e restos de Frentes Frias. Esses sistemas são de baixa previsibilidade climática, só podendo ser previstos com alguns dias de antecedência, dificultando a análise do comportamento das chuvas para esse período.

Desta forma, principalmente para o mês de janeiro de 2017 é importante acompanhar as previsões semanais e diárias, que mostram com maiores detalhes onde deverão ocorrer as chuvas.   

Tags:

voltar