Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 01h10 | 13 Dez 2016 | Cesar Santos Após ser submetido a uma cirurgia na coluna cervica, goleiro Follmann passa bem

Segundo os médicos, o primeiro sobrevivente da tragédia aérea a retornar ao Brasil reagiu bem

Crédito da foto: Andre Penner/AP Goleiro da Chapecoense Jackson Follmann chegou a São Paulo no iní­cio da madrugada desta terïÂ

Após ser submetido a uma cirurgia na coluna cervical que durou uma hora e meia nesta terça-feira, o goleiro da Chapecoense Jackson Follmann está se recuperando bem, na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo os médicos, o primeiro sobrevivente da tragédia aérea a retornar ao Brasil reagiu de forma satisfatória ao procedimento delicado para corrigir uma lesão na segunda vértebra (contando o procedimento todo de anestesia e pós-operatório, o jogador ficou aproximadamente três horas no centro cirúrgico).

Nos próximos dias, Follmann também passará por uma operação na perna esquerda, que apresenta alguns ferimentos. Dias após o acidente que matou 71 pessoas e deixou seis feridos (quatro brasileiros e dois bolivianos), no dia 29 de novembro, na Colômbia, Jackson teve parte da perna direita amputada, mas a esquerda não corre mais tal risco.

Após a avaliação dos resultados de exames clínicos e de imagem na manhã desta terça, a equipe médica optou por um procedimento para fixação da segunda vértebra cervical da coluna. Follmann tem sido acompanhado pelos pais e pela noiva, que também chegaram da Colômbia.

 +Chapecoense não gasta nada com transporte e internação de Follmann

O lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel, outros dois dos quatro brasileiros sobreviventes da tragédia chegaram ao Brasil na noite desta terça-feira e serão internados em Chapecó para continuarem tratamento.

O zagueiro Neto segue na UTI, na Colômbia. Os médicos acreditam que, em alguns dias, ele deverá ser transferido para um quarto. O retorno ao Brasil pode acontecer até o fim desta semana.

 

LEIA MAIS:

O goleiro da Chapecoense Jackson Follmann chegou a São Paulo no início da madrugada desta terça-feira (13). O avião, equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pousou no Aeoporto de Congonhas à 0h20. Um dos seis sobreviventes do acidente aéreo que matou 71 pessoas no fim de novembro na Colômbia, o jogador de 24 anos teve parte da perna direita amputada e irá seguir tratamento no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital.

Follmann deverá fazer uma cirurgia delicada para corrigir uma fratura na coluna cervical, em uma das vértebras. Ele veio a São Paulo acompanhado da noiva e de um médico da Chapecoense.

Ele foi transferido na tarde de segunda (12) do Hospital San Vicente Fundación de Rionegro, na Colômbia, e levado de avião médico até Manaus. De lá, seguiu para o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

No domingo (4), Follmann gravou um áudio para amigos e família. O conteúdo foi divulgado pelo programa Fantástico, da Rede Globo. No áudio, o jogador tranquiliza a todos e promete melhorar em breve.

Também sobreviventes do acidente aéreo, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel virão para o Brasil nesta terça, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). O traslado será feito por uma aeronave VC-99 Legacy com duas UTIs móveis e o acompanhamento de médicos da Chapecoense e da FAB. A previsão é que chegue a Chapecó (SC) por volta das 21h.

Já o jogador Neto não tem previsão de alta, segundo o hospital onde ele está internado, o mesmo do goleiro Follmann.

 

Tags:

voltar