Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 11 Dez 2016 | Cesar Santos Lojistas esperam as vendas do Natal para superar o ano difí­cil

Comércio de Mossoró ainda não reagiu nas vendas de dezembro

Crédito da foto: Jornal de Fato movimentação no comércio ainda é tí­mida

O comércio de Mossoró vem sofrendo com a crise desde o ano de 2015. Reflexo disto são os números apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CADEG). De janeiro a outubro deste ano, 4.305 pessoas foram demitidas do comércio mossoroense.

Estes números são justificados pelo baixo movimento no setor, que vem amargando quedas nas vendas. Nem mesmo as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, foram suficientes para fomentar esse setor tão importante para a nossa economia.

A crise no setor provocou, além das demissões, o fechamento de lojas que não tiveram como se manter diante da queda nas vendas. Mesmo com a crise, algumas empresas estão investindo, neste final de ano, em qualificação profissional e em promoções para atrair os clientes.

“Nós sabemos que as pessoas estão com cada dia menos dinheiro e pensando duas vezes antes de comprar utensílios que não são considerados essenciais. Por isso, estamos investindo em promoções e qualificação profissional para que o nosso cliente se sinta atraído pelos preços baixos e por um atendimento de qualidade”, informou Gorete Oliveira, proprietária de uma loja de roupas de médio porte.

Desde o final do mês de novembro, a movimentação no centro de Mossoró deu uma leve melhorada, se comparada com os meses anteriores. Os lojistas se dizem confiantes com o período natalino e de final de ano, que tende a ser o melhor em relação às datas comemorativas do ano.

“No final do ano o movimento tende a ser melhor. Sabemos que ainda não será aquele movimento de anos atrás porque as pessoas estão economizando bastante, mas com o pagamento do 13º salário, nós já percebemos que as pessoas estão procurando mais as lojas do centro de Mossoró”, disse a comerciante.

A atendente de telemarketing Cristina Duarte informou que, mesmo com a crise financeira, sempre realiza compras de final de ano, atitude que já é tradição na sua família. “Desde criança a minha mãe guardava o dinheiro durante o ano para comprar as roupas de final de ano para a família inteira. Então, isso já é tradição na nossa família. Do mês de agosto em diante eu já começo a guardar dinheiro pra comprar roupas, calçados, entre outras coisas”, informou.

As promoções de final de ano são o melhor atrativo para Cristina, que afirma estar pesquisando bastante antes de comprar qualquer produto. “Eu pesquiso muito. Já diferença de até R$ 30 de uma loja para outra. Olho também se as promoções valem à pena. Mas espero fazer boas compras neste final de ano”, finalizou.


Saída da Petrobras e atraso de salário são principais motivos pela queda do comércio

Desde o ano de 2014, as principais empresas que prestavam serviço à Petrobras saíram do cenário mossoroense, provocando desemprego e retração na economia. Os comerciantes do município afirmam que este foi um dos principais motivos que provocou a queda nas vendas.

Na visão de Gorete Oliveira, com a saída das grandes empresas que prestavam serviço à Petrobras, muitas pessoas ficaram desempregadas e as poucas que mantiveram seus empregos estão sempre economizando, por não terem a garantia de que vão permanecer trabalhando.

“O desemprego foi muito grande e Mossoró ainda não se recuperou. Essas empresas eram a principal fonte de renda de boa parte da população. Com a saída delas da cidade, quem ficou empregado não tem mais garantia de que vai permanecer por muito tempo. Sem contar que muitas outras pessoas tiveram que buscar empregos em outras cidades, porque aqui não tinha mais”, relatou.

Outro motivo que a comerciante citou como sendo determinante para a diminuição das vendas é a inconstância dos pagamentos, tanto do Estado quanto do Município. “O Governo do Estado e a Prefeitura começaram a atrasar os salários dos funcionários. Os terceirizados sofrem desde o ano passado, aí qualquer dinheiro que cai na conta é destinado para alguma coisa mais urgente. Infelizmente o povo está sem dinheiro e isso prejudica muito a economia de Mossoró”, relatou.

O comércio tenta se recuperar de um baque muito grande. Para isso, investe em promoções e descontos para atrair um público que está cada vez mais seletivo e econômico. É visível encontrar nas lojas algumas placas que oferecem descontos que chegam a 50% para compras realizadas a vista.

Tags:

voltar