Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 15h16 | 06 Dez 2016 | Fabio Vale Novo mutirão de cirurgia labial em Mossoró beneficiará 60 pacientes em janeiro

Crédito da foto:

Fábio Vale/Da Redação

Um novo mutirão de cirurgia labial em Mossoró beneficiará 60 pacientes. A ação está programada para acontecer no próximo mês. A informação foi divulgada, através de uma rede social, pelo Hospital Wilson Rosado que sediará os procedimentos.

Denominada de "Operação Sorriso", a segunda edição do mutirão ocorre em Mossoró entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2017. Serão ofertadas 60 vagas para a cirurgia. A seleção de pacientes acontece à partir das 08 horas do dia 16 do próximo mês no Centro Clínico Prof. Ving-Un Rosado (antigo PAM Bom Jardim).

A organização do evento orienta que os interessados realizem um pré-cadastro através do número 3318-9032, entre os horários das 10-12h e 15-17h. As cirurgias estão programadas para serem realizadas entre os dias 18 e 21 no Hospital Wilson Rosado.

A primeira edição da Operação Sorriso em Mossoró aconteceu entre 04 e 07 de agosto deste ano. Na ocasião, foram realizados 68 procedimentos cirúrgicos em 53 pessoas atendidas de um total de 104 que passaram na triagem.

Na época, a diretora executiva organização não governamental de ajuda humanitária para o Brasil, Ana Stabel, anunciou ainda no primeiro dia do mutirão que a missão estaria de volta à cidade nos próximos três anos, ou seja, até 2019.

“Nos próximos anos estaremos aqui em Mossoró atendendo mais criança, devolvendo o sorriso para mais gente e colocando estas pessoas no trilho de uma vida normal”, disse ele na ocasião.

Todas as cirurgias realizadas foram grátis, ou seja, sem custo para as famílias. Sendo que em média, uma cirurgia de lábio ou palato pode variar de preço, entre R$ 10 mil e 20 mil com profissionais em clinicas privadas. No Rio Grande do Norte, a última vez que a missão esteve foi em Natal, em 2006.

Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma organização humanitária na área de saúde que surgiu nos Estados Unidos em 1982 e reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas portadoras de deformidades faciais, principalmente crianças com fissuras lábiopalatinas. No Brasil, as ações começaram em 1997 e já foram realizadas mais de 4.700 cirurgias e 91 mil exames e avaliações especializadas em 13 estados brasileiros.

Para realizar as cirurgias de fissuras no lábio e palato (céu da boca), a Operação Sorriso Mossoró contou com uma equipe de 60 pessoas, entre médicos, cirurgiões plásticos, anestesistas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, geneticista, além de outros voluntários de apoio.

 

 

 

 

 

 

Tags:

voltar