Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 12h08 | 04 Dez 2016 | Cesar Santos Caravana com cinzas chega ao fim: Fidel é enterrado em Santiago de Cuba

Crédito da foto:

G1 - Brasília

O líder da revolução cubana foi enterrado na manhã deste domingo (4) no cemitério de Santa Efigenia, em Santiago de Cuba. As ruas da cidade foram bloqueadas e a população aguardou a passagem da urna funerária ao longo de 3 km desde a Praça da Revolução, onde as cinzas passaram a noite. 

yamila

A funcionária da empresa de alimentação Yamila Ruiz, de 49 anos, fez um discurso muito emocionada no ponto mais próximo do cemitério que os admiradores de Fidel podiam chegar.

"Somos milionários sem termos um peso no bolso. Por quê? Porque temos o coração aberto. Respiramos em uma Cuba liberta do domínio estrangeiro. Andamos por uma Cuba livre e soberana", disse, em lágrimas.

wiliberto

Wiliberto Gomes Cordoba, de 78 anos, disse que se alistou no exército combatente por influência de Fidel. "Eu vim ficar ao seu lado até o último momento. Perdemos nosso grande líder. É um dos dias mais tristes da minha vida", declarou, com voz tranquila. Ele levava medalhas de combatente no peito.

maria-riso-e-dinora

As irmãs Maria Riso e Dinorá, de 76 e 69 anos, respectivamente, também estavam muito emocionadas. "Vivemos a revolução com ele. Era o maior homem do país", disse Maria. "Perdemos a alma de Cuba", concluiu Dinorá.

Em uma cerimônia privada, ele foi enterrado perto do túmulo de José Marti, filósofo inspirador da revolução que era citado frequentemente nos discursos de Fidel.

cubanos

Caravana e vigília

Desde o dia de sua morte, Fidel tem recebido homenagens. As suas cinzas saíram em caravana por várias províncias do país. A cena se repetia a cada cidade: as pessoas iam para as ruas para dar adeus ao líder da revolução. Depois do ato que encerrou as homenagens públicas ao líder cubano, um grupo passou a noite na praça em vigília cantando antigas canções revolucionárias.

Tags:

voltar