Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 07h44 | 30 Nov 2016 | Edinaldo Moreno Funcionários do Samu denunciam descaso com o serviço que poderá ser paralisado

Entre os problemas está a falta de manutenção do prédio, das ambuláncias e salários atrasados

Crédito da foto: Foto: Arquivo/De Fato

Amina Costa – Da Redação

A saúde pública em Mossoró já vem agonizando há algum tempo devido à falta de investimento em setores primários, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mas, agora, o Município pode perder um importante aliado quando o assunto é lidar com situações de urgência e emergência: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A equipe do Samu emitiu um comunicado sobre a possibilidade de paralisar os serviços devido ao descaso do Município com a unidade. Segundo a nota, faltam alimentos para os plantonistas e manutenção dos equipamentos, principalmente das ambulâncias.

No ofício, assinado pelo médico José Gilliano Carlos, é divulgada a informação de que o Samu de Mossoró está com seus serviços completamente comprometidos pela falta de materiais considerados essenciais para o funcionamento do serviço. Entre esses materiais, estão os que são utilizados para desinfecção das ambulâncias e nos escritórios do prédio.

Ainda conforme o comunicado, faltam material de limpeza, alimentação para os plantonistas, água para consumo dos funcionários e manutenção no sistema hidráulico e elétrico do prédio. Diante desses problemas, a equipe que trabalha no Samu de Mossoró não descarta a possibilidade de paralisar completamente o serviço, mesmo que essa atitude cause graves conseqüências para o atendimento da população.

Outra queixa dos funcionários do Samu é do atraso salarial, sem previsão de regularização, que vem acontecendo há alguns meses. Para eles, é complicado realizar cotas para alimentação e água, uma vez que a Prefeitura não está cumprindo com sua obrigação de manter os salários em dia.

Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem foi informada de que os problemas que envolvem a alimentação, água mineral e material de limpeza devem ser regularizados até esta quarta-feira, 30. “Material de limpeza e alimentos estão sendo regularizados hoje (terça-feira). Até amanhã, deve ser reabastecido”, informou.

A secretaria disse ainda que o Município trabalha para resolver os problemas que envolvem a manutenção do prédio, das ambulâncias e do pagamento do salário. “O Município está trabalhando para pagar o salário do restante dos servidores até sábado, 3, que é a principal pauta. A frustração sucessiva de receita impediu que o Município pagasse esses servidores em dia, como gostaria”, explicou.

Segue a lista dos principais serviços ou falta deles da atual situação do Samu Mossoró

 

•             Fornecedores de alimentação, água mineral, material de limpeza do prédio

•             Fornecedores de material de escritório

•             Material para desinfecção das viaturas

•             Prestadores de serviços para a manutenção das viaturas

•             Manutenção de sistemas elétrico e hidráulico do prédio

•             Manutenção de equipamentos de ar-condicionado, telefone, internet e sistema de informática

•             Prestador de serviço para manutenção de material médico hospitalar

•             Atraso de pagamento de boa parte dos funcionários.

Tags:

voltar