Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 14h27 | 28 Nov 2016 | Fabio Vale Campanha de enfrentamento í  violência contra a mulher segue em Natal

Crédito da foto:

A programação da campanha “16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, segue em Natal com uma série de eventos coordenados pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). Até o dia 10 de dezembro, quando se encerra a campanha, estão previstas sensibilizações nas turmas dos cursos profissionalizantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), sobre violência doméstica, nesta segunda-feira (28), assim como conversas com as usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ponta Negra também sobre o tema, nesta terça-feira (29).

A ideia é transformar os beneficiados por estes serviços, em multiplicadores para o enfrentamento à violência doméstica. Também acontece ação voltada para os servidores e servidoras da UFRN na terça-feira (29). “Violência contra as mulheres: atual estado do problema” será o tema da palestra, ministrada pela equipe da Semul, no auditório doDepartamento de Atenção aos Servidores da UFRN (DAS).

“Entendemos que a violência contra a mulher acontece nas mais diferentes esferas da sociedade, já que é resultado da cultura machista em que vivemos. Por isso, precisamos chegar às mais diferentes esferas da sociedade, levando informação para orientar homens e mulheres a identificar e enfrentar a violência doméstica e promovermos uma cultura de paz”, aponta Aparecida França, titular da Semul.

Outra ação que chama atenção é a sessão de cinema, que statusá curtas sobre violência doméstica na próxima quarta-feira, (30), no CRAS Nordelândia, zona norte da capital. Em seguida haverá um debate sobre o tema com as usuárias do equipamento. Uma sessão de cinema, desta vez sobre violência obstétrica, também acontecerá tanto na Maternidade Leide Morais, quanto no CRAS Pajuçara, nos dias 07 e 09 de dezembro, respectivamente. O “Cine Leide” é realizado em parceria com a Associação Potiguar de Doulas.

Já no dia 06 de dezembro, às 8h na Câmara Municipal de Natal, está marcado o lançamento do III Concurso Literário “Nísia Floresta” e Artístico “Maria do Santíssimo”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A ação é voltada para os estudantes da rede municipal de educação, que deverão produzir trabalhos, no início do ano letivo de 2017, como tema “Viver sem Violência”.

Sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

A campanha foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership– CWGL), resolveram criar o evento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Atualmente, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha.

Em nível nacional acontece desde 20 deste mês (Dia da Consciência Negra) e segue até 10 de dezembro (Dia Universal dos Direitos Humanos). Em nível internacional, a ação começou no dia 25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Em Natal a Semul conta com o apoio de outras secretarias municipais e entidades parceiras.

PROGRAMAÇÃO

 

DATA

AÇÃO

PARCEIRO

LOCAL

28 /11

Parceria com a SEMTAS – sensibilização sobre violência doméstica nas turmas dos cursos profissionalizantes

SEMTAS

Nova Cidade – Instituição Terra da Promessa

29/11

9h

Participação do projeto Tenda Vermelha com Roda de Conversa com as usuárias do CRAS Ponta Negra sobre violência doméstica

Unidade de Saúde de Ponta Negra

CRAS Ponta Negra

29/11

(horário: 14h)

Palestra com os servidores e servidoras da UFRN – Violência contra as mulheres: atual estado do problema –

Parceria com o DAS (Departamento de Atenção aos Servidores da UFRN)

DAS – UFRN

Auditório do DAS

30/11

(horário: 14h)

Sessão de cinema seguida de debate sobre a violência contra a mulher

CEU – CRAS Nordelândia

CEU – CRAS Nordelândia

06/12

8h

Lançamento do III ConcursoLiterário “Nísia Floresta” e Artístico “Maria do Santíssimo”

CMDM

Câmara Municipal do Natal

08/12

8h

Nosso fazer pedagógico – apresentação do resultado das pesquisas dos estagiários que atual na SEMUL

UFRN / UnP

Sede da SEMUL

09/12 – 14h 

07/12 – 9h

Cine Leide - Sessão de cinema - debate sobre a violência obstétrica

SMS e Ass. Potiguar de Doulas

09 - Maternidade Leide Morais - 14h

 

07 – CRAS Pajuçara - 9h

 

Tags:

voltar