Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 10h08 | 07 Nov 2016 | Edinaldo Moreno Novo ví­rus transmitido pelo aedes pode se espalhar pelo continente

O Ví­rus Mayaro foi identificado em um garoto de 8 anos no Haiti

Crédito da foto: Foto: Reuters/Jaime Saldarriaga

Pesquisadores da Flórida identificaram em um garoto de 8 anos de idade um vírus chamado Mayaro. Este vírus também é transmitido pelo Aedes Aegypti e pode se espalhar por todo o continente americano. Este vírus provoca  uma doença semelhante à chikungunya. Chama-se Febre do Mayaro. 

O Mayaro não é um vírus novo. Ele foi identificado pela primeira vez em 1954 e existe em regiões silvestres aos redores da região amazônica.

O grande problema é que este vírus  possivelmente tenha se adaptado. Antes era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegypti principalmente, e o Aedes albopictus.

Os sintomas  são muito parecidos com os da dengue e/ou chikungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores  nas articulações.

Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar. 

Com informações do G1

Tags:

voltar