Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h04 | 07 Nov 2016 | Cesar Santos Professores lançam, em Natal, livro sobre lavagem de dinheiro e crime organizado

Crédito da foto:

capa_livro-fillipe-2

O interesse sobre o crime de lavagem de dinheiro tem crescido progressivamente devido aos últimos escândalos que envolvem a política em âmbito nacional. O assunto ultrapassa os bancos universitários e chega às rodas de conversa e telejornais. A oportunidade de conhecer ainda mais sobre a temática está no lançamento do livro escrito por dois professores atuantes em Natal. O potiguar Fillipe Azevedo Rodrigues e a portuguesa residente em Natal, Liliana Bastos Pereira Santo de Azevedo Rodrigues, lançam na próxima terça-feira, 8, a partir das 18h, a obra “Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado: diálogos entre Brasil e Portugal”.

Docentes de direito, Liliana e Filipe reuniram a ótica do professor brasileiro oferecida ao contraponto da pesquisadora portuguesa, produzido a partir de componentes essenciais a esse ramo do Direito Penal que se ocupa da criminalidade organizada e de uma das suas mais repetidas manifestações: a lavagem de valores e capitais. "Nossa intenção foi trazer um debate atualizado mais conectado com a realidade e dialogando com a legislação estrangeira, imprescindível para a análise da lavagem de dinheiro no conconteudo do sistema financeiro globalizado", explica o Prof. Fillipe. Um dos temas abordados no livro e para o qual o diálogo com as leis estrangeiras faz-se necessário, por exemplo, são os paraísos fiscais onde muitos dos ativos desviados da Petrobrás foram lavados, no exterior.

O diálogo proposto pelo livro também merece atenção em nível regional. Recentemente, dois casos relevantes ocorreram no RN: o escândalos dos precatórios no Tribunal de Justiça do RN (TJRN) e os desvios de verbas públicas do Instituto de Pesos e Medidas do RN (IPEM). Em ambos, as soluções jurídicas utilizadas foram semelhantes às dadas na Lava Jato. "Esse tipo de contextualização é igualmente importante para a sociedade potiguar, tanto para o meio jurídico quanto para o público em geral", complementa o professor.

As informações midiatizadas sobre os temas abordados na obra são muitas, no entanto frequentemente jogadas ao público sem a devida reflexão, principalmente com a recente e contínua cobertura dos acontecimentos relacionados à Operação Lava-Jato. "Discutir a temática do crime organizado e da lavagem de dinheiro com mais serenidade e profundidade acreditamos ser o caminho para fornecer elementos mais isentos, fora do senso comum de partidarização do debate", conclui Fillipe.

Com prefácio escrito pelo Juiz Federal e Professor Dr. Ivan Lira de Carvalho, e a apresentação assinada pelo Professor Dr. Luís Augusto Sanzo Brodt, da UFMG, o livro será apresentado ao público às 18h na Livraria Leitura, no Natal Shopping, e é aberto ao público interessado. Os autores estarão presentes para autografar os exemplares e para uma conversa com os leitores.

Sobre os autores:

filipe-azevedo-e-liliana-rodrigues-2

Fillipe Azevedo Rodrigues

É advogado, Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Potiguar (UnP) e da Faculdade Maurício de Nassau. Atua, ainda, como Conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte, Parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa da UnP e Líder do Grupo de Pesquisa em Ciências Criminais (GPCrim - CNPq) na mesma Instituição. É ainda investigador do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense, Porto - Portugal.

Liliana Bastos Pereira Santo de Azevêdo Rodrigues

É advogada no Brasil e em Portugal, Doutoranda em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade Portucalense e UFRN. Leciona nos cursos de Graduação em Direito da Faculdade Estácio de Sá, da Faculdade Maurício de Nassau e da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC - UniP). É também Investigadora do Instituto Jurídico Portucalense (IJP) da Universidade Portucalense, Porto - Portugal.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado: diálogos entre Brasil e Portugal”

Onde: Livraria Cultura (Natal Shopping)

Quando: Terça-feira, 08 de novembro de 2016.

Horário: 18h às 22h

Valor: R$ 70,00

Tags:

voltar