Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 13h20 | 25 Out 2016 | Fabio Vale Projeto da Justiça Estadual do RN promove a realização de 70 momografias

Crédito da foto:

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realiza nesta terça-feira, 25, mais uma ação voltada à Campanha nacional “Outubro Rosa”, cujo objetivo é alertar a população, em especial a feminina, sobre o câncer de mama. Desta vez, a participação acontece por meio de uma edição especial do programa “Justiça na Praça”, que, além dos serviços judiciários prestados, buscou enfocar na disponibilidade de orientações na área de saúde, para mulheres dos bairros e comunidades localizadas próximas ao TJRN. Setenta mamografias, previamente agendadas, serão realizadas no dia de hoje.

“Temos parcerias com paróquias que visitam as comunidades mais carentes, que nos ajudam na coleta de informações da população naquela área”, explicou a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo de Ações e Projetos socioambientais do TJRN (NAPS), ao se referir à população feminina da comunidade Paço da Pátria, localizada às margens do rio Potengi, onde a necessidade de informação sobre o câncer de mama precisa ser difundida segundo os organizadores.

Uma das moradoras da comunidade, Maria Sidney, de 60 anos, confirmou as dúvidas sobre o tema e buscou o evento para obter mais informações de como se prevenir contra a doença, que já contabiliza mais de 60 mil casos no Brasil. “Minhas três filhas começaram a fazer os exames. Vou fazer também”, disse a dona de casa, que é uma das 70 pessoas que receberam fichas para fazer o exame de mamografia. Outras 120 pessoas também serão atendidas com orientações sobre o auto exame.

“É o Tribunal de Justiça fazendo a sua parte nesta questão tão fundamental. É o viés social do Judiciário estadual”, reforça o desembargador Saraiva Sobrinho, que participou do evento, ao lado dos magistrados Undário Andrade e Fátima Soares, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a advogada Soledade Fernandes.

“Nosso foco é chegar com informações e apoio às comunidades mais carentes e aos bairros mais próximos ao Tribunal”, pontua a juíza Fátima Soares.

Campanha

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e demais entidades e começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, o que resultou, posteriormente, em aprovação pelo Congresso Americano do mês de Outubro como mês nacional de prevenção desse tipo de tumor.

Além das ações voltadas ao Outubro Rosa, a edição especial do Justiça na Praça também fornecerá orientações jurídicas, feitas por alunos das faculdades Estácio de Sá e Maurício de Nassau, além da OAB/RN. O evento também promove a realização de audiências de conciliação, que buscará a resolução da demanda no próprio local.

“O que não conseguirmos resolver 'in loco', encaminharemos para os passos necessários”, explicou Fátima Soares, ao ressaltar que as demandas que devem ser atendidas são as voltadas à competência das Varas de Família, como pensão alimentícia e homologação de divórcios.
 

Tags:

voltar