Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h54 | 16 Out 2016 | Cesar Santos Projeto do deputado Lobbe Neto isenta de IPI bicicletas de fabricação nacional

Redução do custo de aquisição facilitará a aquisição e uso pelas camadas mais pobre da população

Crédito da foto:

Tramita na Câmara projeto de lei apresentado pelo deputado Lobbe Neto (SP) que isenta isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) um meio de transporte usado por milhões de brasileiros: as bicicletas. Atualmente válido para aquelas produzidas na Zona Franca de Manaus, a isenção passaria a valer também para as fabricadas no restante do país.

Conforme destaca o tucano, a redução do custo de aquisição facilitará a aquisição e uso pelas camadas mais pobres da população, sem contar vantagens como o ganho ambiental, a diminuição do trânsito de carros e os benefícios para a saúde.

“A adoção de bicicletas como meio de transporte tornou-se uma realidade pelo mundo afora”, diz Lobbe. Segundo ele, a necessidade de reduzir o uso de combustíveis poluentes tem levado organismos, governos e pessoas a se conscientizarem do consumo racional de produtos perecíveis, com vistas à melhoria das condições do meio ambiente.

Ainda segundo o parlamentar, por ter custo de fabricação mais baixo que os demais veículos de 2 ou 4 rodas, as bicicletas atendem à população menos assistida pelos meios de transporte oficial.

“Seja como forma de melhorar as condições de trafegabilidade nas cidades, seja como meio de reduzir o efeito estufa, o uso de bicicletas reduz o tempo gasto no trânsito, o stress e os gastos de previdência e assistência social decorrentes dos acidentes com motocicletas e veículos de 4 rodas. Ademais, permite o exercício da ginástica e a satisfação pessoal”, completa Lobbe Neto ao defender o seu projeto, que aguarda análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Tags:

voltar