Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h39 | 14 Out 2016 | Edinaldo Moreno Mais de 25% dos pacientes de tuberculose são fumantes

O í­ndice é superior ao verificado entre municí­pios da região metropolitana de Natal

Crédito da foto: Foto: EBC

A frequência do tabagismo entre os pacientes em tratamento de tuberculose na região de Mossoró alcançou a taxa de 26,7%. O levantamento é do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

O índice é superior ao verificado entre municípios da região metropolitana de Natal, que apresenta percentual de 25,9%, e ao do Rio Grande do Norte, com 24,1%.

A alta incidência da doença tem causado um grande efeito negativo na Saúde Pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram anualmente no país vítimas desse mal social. Estudos mostram ainda, que a exposição à fumaça do tabaco aumenta em 1,9 vez o risco de se ter uma tuberculose latente, em 2 vezes o risco de desenvolver a forma ativa e 2,6 vezes o risco de morte pela doença, independente do uso de álcool e de outros fatores socioeconômicos.

Segundo relatório do Ministério da saúde, a nuvem tóxica do cigarro, altera todos os mecanismos de defesa e reduz a concentração de oxigênio no sangue, provoca o agravamento das lesões necrotizantes, prejudicando o já difícil e lento processo de cicatrização, causando sequelas ainda mais extensas e graves.

Tags:

voltar