Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 04h00 | 02 Out 2016 | Cesar Santos Vota Mossoró: mais de 167 mil eleitores vão í s urnas hoje para decidir o futuro da cidade

Quatro candidatos disputam o cargo de prefeito; pesquisa IPESPE mostra Rosalba liderando com 56%

Crédito da foto:

JORNAL DE FATO

167.120 eleitores de Mossoró têm a missão de decidir o futuro da cidade. Eles vão às urnas neste domingo, 2, para eleger o prefeito, vice-prefeito e 21 vereadores. É a segunda maior disputa eleitoral do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas da capital Natal.

São quatro opções colocadas para o eleitor. O atual prefeito, Silveira Júnior (PSD), não teve respaldo popular para tentar a reeleição e retirou a candidatura na metade da campanha, no dia 19 de setembro. Como só oficializou a desistência na última quinta-feira, 29, o seu nome ainda contará nas urnas eletrônicas.

Os candidatos a prefeito são:

nayara-10-de-setembro-4

1 – Rosalba Ciarlini (PP), da Coligação Força do Povo (PP, PSB, PDT, PMDB, PTB, PT do B e PHS). Médica pediatra, ela já administrou a cidade por três gestões (1989/1992, 1997/2000 e 2001/2004). Também foi a primeira mulher potiguar senadora da República, no período de 2007/2010. Foi ainda governadora do Rio Grande do Norte entre os anos de 2011/2014.

Rosalba tem como a candidata a vice-prefeita Nayara Gadelha (PP), odontólogo com especialização em saúde da família. É a sua primeira disputa eleitoral.

gutemberg-dias-e-rayane-andrade

2 – Gutemberg Dias (PC do B), da coligação Mossoró tem Jeito (PC do B/PT). Geólogo e empresário, Gutemberg nunca exerceu um cargo eletivo, embora tenha disputado algumas eleições. É a primeira vez que colocou o cargo de prefeito de Mossoró.

A vice-prefeita de Gutemberg é Rayanne Andrade (PT). Acadêmica do Curso de Direito da Ufersa, ela tem militância nos movimentos sociais. Disputa a sua primeira eleição.

tiao-e-jorge

3 – Tião Couto (PSDB), da Coligação Mossoró Melhor (PSDB/PR). Empresário do ramo de perfuração de poços (petróleo), ele é debutante na política-eleitoral. É a sua primeira disputa.

Jorge Rosário (PR) é o vice-prefeito de Tião. É empresário do ramo da construção civil e também é um debutante em disputa eleitoral.

josue-e-karliana-registram-candidatura

4 – Josué Moreira (PSDC), da Coligação Mossoró é do Povo (PSDC/Psol). Professor e com experiência em alguns cargos públicos, ele é velho conhecido do eleitor mossoroense. Disputou o cargo de prefeito nas eleições de 2012 e 2014.

Karliana Fernandes (Psol) é a vice-prefeita de Josué Moreira. É a primeira disputa da jovem política, filho do líder sindical conhecido popularmente como “Cinquentinha”.

Impopularidade fez prefeito retirar candidatura

Chapa Silveira/Micael foi abatida nas ruas
Chapa Silveira/Micael foi abatida nas ruas

A disputa pela Prefeitura de Mossoró tem um fato inédito: pela primeira vez, desde o instituto da reeleição, o prefeito estão fora do jogo. Silveira Júnior (PSD) retirou a sua candidatura ao ser rejeitado pela população e não reunir as condições mínimas de pedir um novo de confiança.

Mesmo fora da disputa, a chapa Francisco José Jr./Micael Melo, da Coligação “Liderados pelo Povo”, constará nas urnas eletrônicas. Se o eleitor desavisado teclar “55” a foto do prefeito aparecerá, mas o voto vai para “nulo”.

Silveira desistiu da candidatura no dia 19 de setembro, mas resistiu a oficializar a decisão na Justiça Eleitoral. O fez apenas depois de o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por suposto ilícito na propaganda eleitoral, o que estaria tumultuando o pleito. A sua assessoria jurídica protocolou a desistência somente na última quinta-feira, 19, a três das eleições.

Segundo pesquisa IPESPE/JORNAL DE FATO, o nome de Silveira é rejeitado por 89% dos eleitores. Já a sua administração, somando os índices de “ruim” e “péssimo” alcança a casa dos 77%. Outros 64% entrevistados pelo IPESPE afirmaram que não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo prefeito.

pesquisa-ipespe_jornal-de-fato

Única pesquisa divulgada mostra Rosalba com 56% e Tião com 22%

Apenas duas pesquisas foram registradas na presente campanha eleitoral de Mossoró, conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma do instituto IPESPE, contratada pelo JORNAL DE FATO, e outra da Seta, que tem como contratante a própria Seta para ser publicada na TV Cabo Mossoró (TCM).

A pesquisa IPESPE/JORNAL DE FATO, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, cumprindo o prazo determinado em lei, foi publicada na edição de ontem do impresso.

A pesquisa mostra Rosalba Ciarlini com 56%; Tião Couto, com 22%; Gutemberg Dias, 4%; Silveira Júnior, 3%, e Josué Moreira, 1%.

Tags:

voltar