Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h27 | 30 Set 2016 | Cesar Santos Hospital da Mulher de Mossoró está sendo transferido para a Dix-sept Rosado

Governo fecha a unidade materno-infantil e vai desativar os hospitais regionais de Apodi e Caraúbas

Crédito da foto:

Blog do César Santos

hospital-da-mulher-10

Agora é definitivo: O Hospital da Mulher "Parteira Maria Correia", de Mossoró deixa de existir.

A confirmação da notícia chega nos primeiros raios do sol desta sexta-feira, 30 de setembro, data em que os mossoroenses comemoram a liberdade.

Os equipamentos estão sendo transferidos para a Casa de Saúde Dix-sept Rosado/Maternidade Almeida Castro, complexo administrado pela APAMIM, através de uma junta interventora.

Alguns pacientes ainda estão internados (dois na UTI adulto), mas a unidade não recebe mais novos pacientes.

O processo de desativação do Hospital da Mulher foi iniciado em 2015, com o esvaziamento da unidade. Na época, os funcionários denunciaram na imprensa, mas o governador Robinson Faria (PSD) garantiu que o hospital não seria fechado. O processo, porém, não foi estancado.

Era uma determinação do então secretário de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca, que via na unidade materno-infantil o problema desnecessário para o governo, devido o alto custo, diante de uma crise financeira sem precedente. A ideia de Lagreca era levar a assistência à saúde da mulher e do recém-nascido para a Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

Estudos realizados pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP-RN) apontaram que o remanejamento resultaria em grande economia e que os recursos "poupados" seriam aplicados em outras necessária da saúde pública que estão igualmente em dificuldade.

A iniciativa de Lagreca está sendo concluída agora pelo atual secretário de Saúde do Estado, George Antunes.  O governo entende que com o fechamento do Hospital da Mulher poderá fazer maiores investimentos em equipamentos públicos da saúde de Mossoró, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Os mais de 300 servidores do Hospital da Mulher serão transferidos para outras unidades de saúde pública como o Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes e a própria Casa de Saúde Dix-sept Rosado.

 

REGIONAIS

Além do Hospital da Mulher, o Governo do Estado vai fechar outras unidades de saúde. Na lista, os hospitais regionais de Apodi e Caraúbas, municípios do Médio Oeste potiguar.

A decisão está tomada e será levada a termo a partir do mês de outubro.

A Secretaria de Saúde já avisou que os servidores desses dois hospitais serão relocados para os hospitais regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e o Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros.

Tags:

voltar