Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 13h44 | 29 Set 2016 | Cesar Santos Aeroporto de Mossoró está ameaçado de rebaixamento e perder direito a voos regulares

Se for rebaixado de categoria o velho aeroporto não poderá receber linhas aéreas comerciais

Crédito da foto:

Blog do César Santos

O Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, está amea-çado de ser rebaixado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Estudo técnico aponta uma série de irregularidades insanáveis, o que detona a total e completa incapacidade do velho “campo de aviação” de realizar operações aéreas regulares.

A sua localização em área “invadida” pela construção civil, a falta de estrutura principalmente de segurança (não tem um simples muro de proteção) e a proximidade com comunidade habitacional, condenam o seu pleno funcionamento. Dessa forma, o investimento que está sendo feito agora em obra paliativa, no valor de quase R$ 1 milhão, poderá ser desperdício.

O provável rebaixamento colocará o Dix-sept Rosado na categoria de aeródromo 2C, na melhor das hipóteses. No Brasil só são autorizados voos regulares em aeroportos de classes 3A, 3B e 3C e até 4F. Na categoria 2, que é o caso de Mossoró, a ANAC não permite o funcionamento para operações regulares.

Isso significa, se confirmado o rebaixamento, que o aeroporto de Mossoró se limitará a operações de pequenas aeronaves, sem o perfil comercial. Em outras palavras, a cidade não terá condições de voltar a receber linhas áreas comerciais. Esse projeto, que é renovado a cada governo que entra, só será desenterrado, ou levado a termo, com a construção e instalação de novo aeroporto.

Essa é uma luta lançada aqui, nesta coluna, numa sequência de comentários e notas iniciadas há três anos, com o objetivo único de despertar o interesse coletivo, e principalmente da classe política de Mossoró e do Rio Grande do Norte, para a importância da segunda maior cidade do Estado contar com o equipamento decisivo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

O momento é decisivo para fortalecer a luta porque existe o projeto do Governo Federal de investir no fortalecimento da malha aeroviária regional. Inclusive, o ex-ministro Henrique Alves (PMDB) conseguiu incluir Mossoró na relação das cidades de médio e grande porte que receberão os novos aeroportos.

Há pouco mais de um mês o próprio Henrique, usando seu endereço nas redes sociais, fez o anúncio, garantindo que o Governo Federal atenderá seu pleito.

Independentemente de disputas e cores políticas, de embates eleitorais recentes e futuros, a classe política potiguar deve estender a mão e se somar a Henrique para que Mossoró, de fato, venha a ser contemplada. Os segmentos produtivos, entidades de classe e sociedade, como um todo, precisa participar do movimento, pressionando, de forma positiva, as autoridades que podem influenciar nesse importante processo.

Portanto, todos juntos, unidos, porque é hora de luta.

Tags:

voltar