Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 13h41 | 28 Set 2016 | Fabio Vale Ufersa promove em outubro evento cientí­fico com apresentação de documentários e de projetos

Crédito da foto:

Começou a contagem regressiva para o maior evento já realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Vem aí a I Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar. No período de 17 a 21 de outubro, a Ufersa vai promover uma série de atividades para acompanhar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o país.

Dentro da programação da I Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar, acontece o “Ufersa de Portas Abertas”, “Festival de Curtas Ciência do Semiárido”, “Seminário de Iniciação Científica – Semic”, “Semana do Servidor”, “Fórum de Extensão do Oeste Potiguar” e a já conhecida “Feira de Ciências do Semiárido Potiguar”. “A Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar será o maior evento acadêmico da Ufersa. Pela primeira vez estamos reunindo alguns dos maiores eventos da Ufersa em uma única semana, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Há algum tempo, nós que organizamos a Feria de Ciências do Semiárido vínhamos com a ideia de reunir a Iniciação Científica, o Fórum de Extensão em uma grande celebração acadêmica”, destacou Felipe Ribeiro, coordenador da Semana na Ufersa.

Ainda segundo a organização do evento, a ideia é envolver toda a comunidade da Ufersa com programações diversas passando pela ciência, pela cultura, pela cidadania e terminando em culinária. O tema da Semana é “Ciência Alimentando o Brasil”. Com esse tema, pretende-se “alimentar” o Brasil de ciência e também alimentar os brasileiros com bons pratos, com comida boa e saudável a partir de receitas originais.

No cardápio geral, o evento na Ufersa irá congregar exposições, palestras, debates e também uma certa disputa de culinária. A competição gastronômica quer eleger o melhor cozinheiro servidor da Ufersa. Os pratos serão avaliados em diferentes quesitos e devem agitar a programação da Semana do Servidor.

Cerca de 50 pessoas, entre servidores e alunos estagiários e bolsistas, já vêm trabalhando na preparação de todas as atividades da Semana que devem receber um público de até 5 mil pessoas.

O evento irá contar com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Aproveitamos também a oportunidade do MCTI e pela primeira vez conseguimos recursos do Ministério para realizar um evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no interior do Estado e que abrangerá atividades em todos os campi da Universidade. Nossa ideia é que ela se mantenha como evento oficial no calendário da Ufersa e que seja referência na região”, finalizou Felipe. Outras informações da Semana de Ciência e Tecnologia aqui.

Confira as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar na Ufersa:

– UFERSA DE PORTAS ABERTAS – O evento dará oportunidade aos estudantes de escolas públicas e privadas conhecerem as instalações da Ufersa, nos seus 4 campi, em especial, laboratórios e unidades de pesquisa. As atividades propostas devem ter servidores da Ufersa como coordenadores e, obrigatoriamente, a participação de alunos de graduação e pós-graduação no planejamento e execução das atividades de recepção dos alunos da educação básica. Os alunos serão acompanhados por seus professores em grupos de até 20 pessoas nos diversos laboratórios e unidades de ensino e pesquisa da Ufersa.

– FESTIVAL DE CURTAS CIÊNCIA DO SEMIÁRIDO – O I Festival Curtas Ciência do Semiárido é um festival do tipo competitivo e informativo com o objetivo de promover e suscitar reflexões sobre o tema da SNCT 2016: Ciência alimentando o Brasil, buscando aprimorar e desvendar novos cineastas do semiárido potiguar. Serão exibidos uma seleção de documentários realizados em 2016 e que não tenham participado de processos seletivos de outros festivais.

– SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SEMIC – O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é o principal evento institucional de caráter científico, cujo propósito consiste em criar um ambiente de interlocução entre os pares e propiciar a divulgação das pesquisas desenvolvidas internamente. O evento abrange discussões nas mais diversas áreas do conhecimento e oportuniza a apresentação de trabalhos científicos na modalidade oral e painel. Para tanto, reserva um espaço especial para os bolsistas de iniciação científica, contemplados com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Iniciação Científica Institucional (PICI) ou Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), para que os mesmos possam socializar o resultado de suas atividades de pesquisa.

– SEMANA DO SERVIDOR – A Semana do Servidor acontece todos os anos para marcar a passagem pelo Dia do Servidor Público que é comemorado em 28 de outubro. Pela programação divulgada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe, serão realizadas palestras, oficinas, exposição de vídeo, mesas redondas e, pela primeira vez, um concurso de culinária. A competição é uma referência ao grande tema da Semana Nacional e da Semana Potiguar: “Ciência Alimentando o Brasil”. Podem participar todos os servidores da Ufersa que tenham habilidades no preparo de pratos nas seguintes categorias: “Sobremesa com frutas” e “Tortas com verduras e legumes”. Serão premiados 3 servidores de cada categoria. As inscrições para o concurso vão de 20 a 28 de setembro. Paralelo ao Concurso, a Progepe vai promover palestras voltadas para alimentação e hábitos de vida saudáveis e também pretende ensinar como fazer uma horta em pequenos espaços. A ideia é oferecer noções básicas, teóricas e práticas sobre como cultivar uma horta em casas e apartamentos.

– FÓRUM DE EXTENSÃO DO OESTE POTIGUAR – Este evento de Extensão se insere na Semana de Ciências  e Tecnologia da UERN e da Ufersa, em uma parceria com as três instituições de Ensino Superior de Mossoró – UERN/Ufersa/IFRN. Com o tema: Extensão Universitária: interface entre a pesquisa e o ensino, o evento envolverá alunos da graduação e da pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos administrativos, em um diálogo plural de valorização e qualificação da extensão universitária na relação com o ensino e com a pesquisa.

– FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR – Em sua sexta edição a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar reúne os melhores trabalhos de iniciação científica júnior de estudantes da educação básica do Rio Grande do Norte. Serão mais de 200 apresentações e 70 prêmios distribuídos em diversas categorias. Entre eles os mais cobiçados são as credenciais para eventos nacionais e internacionais.

Fonte: UFERSA

Tags:

voltar