Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 16h17 | 25 Set 2016 | Cesar Santos Eleições 2016: Pesquisa IPESPE/De Fato consta nome de Silveira como determina a lei

Pesquisa sobre as eleições de Mossoró, registrada no TSE, será divulgada nesta semana pelo De Fato

Crédito da foto:

Blog do César Santos

Jornalista Thaísa Galvão, a notícia no seu conceituado blog de que a pesquisa do Jornal de Fato/defato.com/IPESPE não tem o nome do “ainda candidato” Silveira Júnior (PSD) não procede. O trabalho sobre a intenção de voto para prefeito de Mossoró conta com os nomes de todos os candidatos oficialmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determina a lei. A saber:

Silveira Júnior (PSD)

Gutemberg Dias (PC do B)

Tião Couto (PSDB)

Josué Moreira (PSDC)

Rosalba Ciarlini (PP).

É verdade que o IPESPE  se equivocou ao inserir o questionário sem o nome de Silveira no primeiro registro feito junto ao TSE, com data de 24 de setembro de 2016 (sábado), mas já devidamente consertado. Para comprovar é só acessar o site do TSE e verificar a correção, com data de 25 de setembro de 2016 (domingo), no link pesquisas eleitorais registradas: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas

O desencontro de informações é fácil explicar:

A postura dúbia do prefeito de Mossoró, que desistiu da campanha mas não oficializou a decisão à Justiça Eleitoral, fez o IPESPE elaborar dois questionários: 1 – sem o nome do prefeito; 2 – com o nome do prefeito. No entanto, o trabalho de campo foi realizado com todos os nomes, inclusive o de Silveira. O equívoco ocorreu no ato do registro da pesquisa com o IPESPE apresentando o questionário número 1, ou seja,  sem o nome de Silveira. Mas já está tudo devidamente consertado.

Faz bem lembrar que 0 embaraço provocado pelo "ainda candidato" Silveira Júnior prejudicou o sistema de comunicação TCM/FM 95, que contratou a pesquisa do Instituto Seta, inclusive chegando a registrar no TSE, mas acabou não publicando porque ficou prejudicado com a ausência ou não do nome do prefeito.

Quanto a data da publicação da pesquisa, o Jornal de Fato/defato.com obedecerá o prazo de cinco dias a partir da data de registro da pesquisa, no caso 25/09/2016. Não é um desejo ou vontade do jornal, mas o que a justiça eleitoral determina.

O Jornal de Fato/defato.com decidiu contratar a pesquisa para atender os anseios da sociedade, uma vez que até o momento não houve nenhuma publicação de pesquisa (registrada no TSE) sobre a sucessão mossoroense. O De Fato vai suprir essa demanda.

Para isso, contratou o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, uma das instituições mais conceituadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública, fundado pelo sociólogo Antônio Lavareda, de postura e credibilidade reconhecidas em todo o Brasil.

Fundado em 1986, o IPESPE tem sede no Recife (PE) e conta com equipes operacionais e consultores em todos os estados do País, com atuação em âmbito nacional e internacional. 26 anos de atuação no mercado. Não é qualquer um que consegue esta marca, o que representa, entre outras coisas, a confiança do mercado.

Esclarecimento feito, temos certeza que o seu conceituado blog vai repor a verdade dos fatos ao seu imenso universo de leitores, conquistado por seu trabalho  sério, imparcial e sempre pautado pela verdade.

Obrigado pela atenção.

César Santos – Diretor-presidente do Jornal de Fato/defato.com

Tags:

voltar